terça-feira, janeiro 10, 2023

Manuel de Oliveira ao vivo em Coimbra com Carles Benavent e Jorge Pardo


 Manuel de Oliveira apresenta ao vivo, o seu novo álbum IBÉRIA 20|22, dia 15 de janeiro, Convento de São Francisco em Coimbra, 17h00.


IBÉRIA 20|22, é o disco que assinala não só os 20 anos de carreira deste músico e compositor português, como também do seu primeiro álbum IBÉRIA, projecto que inaugurou uma parceria com os músicos espanhóis Jorge Pardo e Carles Benavent, fundadores do sexteto de Paco de Lucia, e com os quais Manuel de Oliveira tem vindo a manter uma estreita e muito especial cumplicidade.
 
Será, por todos estes motivos, um concerto muito especial, de dupla celebração, por um lado do percurso musical de Manuel de Oliveira e, por outro, da edição do seu álbum de estreia, a que o novo IBÉRIA 20|22  continuidade.
Neste concerto, a acompanhar a guitarra clássica e a braguesa de Manuel de Oliveira, os sopros de Jorge Pardo e o baixo de Carles Benavent, estará a Orquestra Clássica do Centro, sob a direcção e arranjos do maestro Carlos Garcia, numa re-interpretação de onze obras do universo das cerca de 40 criadas em torno do projeto IBÉRIA.

Na música de Manuel de Oliveira, fronteira, território, comunidade e identidade serão sempre palavras-chave. Se todo o artista procura a forma original de se expressar, em Oliveira – do primeiro Ibéria ao mais recente Entre-Lugar – a música é sempre a tentativa de reconstruir um território e uma identidade, a procura constante por algo sempre inacabado, como uma comunidade ou uma voz.

Nessa constante metamorfose existencial, enquanto guitarrista, compositor e produtor, tem-nos revelado,
ao longo de mais de 20 anos, uma obra de identidade singular, imediatamente reconhecível na sua
constante mutação. 
...

Apoio: Antena 2


...



Sem comentários: