terça-feira, janeiro 31, 2023

Frédéric Neyrat em Portugal: teorias da conspiração na era digital - Na Culturgest


O filósofo francês Frédéric Neyrat, com trabalho de investigação na área das humanidades ambientais e planetárias, vem a Lisboa apresentar a conferência Recuperando Hermes: Conspiração na Era Digital, no dia 16 de fevereiro, às 18:30, na Culturgest, com entrada gratuita (mediante levantamento de bilhete meia hora antes).

Frédéric Neyrat tem trabalho de investigação na área das humanidades ambientais e planetárias e, nesta conferência, interpreta a atual proliferação de teorias da conspiração, como a expressão incompreendida de um desejo não realizado de comunicação. Hermes, o deus da comunicação, deve voltar a ser nosso aliado – e não o obscuro emissário das redes sociais.






 

16 FEV 2023      
QUI 18:30
Conferências e Debates
FRÉDÉRIC NEYRAT                                                                                            Culturgest
                                                                                                                  Pequeno Auditório 
...

Nesta conferência, Recuperando Hermes: Conspiração na Era Digital, Frédéric Neyrat interpreta a atual proliferação de teorias da conspiração como a expressão incompreendida de um desejo não realizado de comunicação e, para esta insatisfação, aponta uma possível explicação: a comunicação máquina-a-máquina antecipa, formata e empobrece as possibilidades do diálogo humano.

É hora de recuperar a capacidade de comunicação, ou seja, a capacidade de imaginar não apenas o mundo que queremos, mas, mais ainda, os meios de recusar o mundo que não queremos. Hermes, o deus da comunicação, deve voltar a ser um aliado – e não o obscuro emissário das redes sociais.

Filósofo e professor no Departamento de Literatura Comparada da Universidade de Wisconsin-Madiso, Frédéric Neyrat defende uma "política de existência" necessária para a consideração de outras presenças que não a meramente humana e um existencialismo radical, em desacordo com a filosofia OOO - filosofia que rejeita a ideia de que a existência humana deve prevalecer sobre a existência de objetos não humanos. Esta filosofia afirma que as coisas não são componentes de outras coisas: elas têm a sua existência e valor únicos por si só.

Coloca-se então a questão da ligação que cada humano vai formando através da comunicação entre si e as problemáticas que a humanidade enfrenta quando a comunicação é confrontada com interlocutores como as redes sociais em que a veracidade das suas informações são colocadas em causa diariamente. 


Sobre Frédéric Neyrat 
Professor no departamento de Literatura Comparada da Universidade de Wisconsin-Madison.), Frédéric Neyrat é um filósofo francês especialista em humanidades ambientais, teoria contemporânea e cultura dos media. É editor da plataforma eletrónica Alienocene, que cartografa o campo emergente das Humanidades Planetárias, redimensionando a relação entre o humano e o não humano, o terrestre e o extraterrestre, o próximo e o distante, o que é familiar e o que persiste em permanecer  apesar de tudo - estranho. É membro do comité editorial dos jornais Lignes e Multitudes. Publicou recentemente The Unconstructable Earth: An Ecology of separation (Fordham, 2018), Literature and Materialisms (Routledge, 2020), L’Ange Noir de l’Histoire: Cosmos et Technique de l’Afrofuturisme (MF, 2021), e Le Cosmos de Walter Benjamin: Un Communisme du Lointain (Kimé, 2022). Os seus livros e artigos propõem um “novo existentialismo”, regenerando o lugar do exterior que a teoria contemporânea substima. Website: Atopies.

 
...

Sem comentários: