quinta-feira, abril 28, 2022

Pianista Turca Gülsin Onay ao vivo no Auditório do Conservatório de música de Coimbra

 

O Ciclo de Concertos de Coimbra apresenta a consagrada pianista Gülsin Onay, no dia 6 de Maio, num recital onde figuram algumas das obras mais desafiantes do repertório para piano. 
A pianista turca, considerada como uma referência mundial na interpretação de obras de Chopin e Ahmed Saygun (proeminente compositor turco do Séc. XX, que lhe dedicou diversas obras) irá, ainda incluir no seu programa peças canónicas de Haydn e Mendelssohn-Bartholdy.
Fora de sua carreira profissional, Gülsin Onay tem sido uma incansável promotora da música clássica, através de suas atividades beneficentes e organização de eventos. Desde 2003 é “Embaixadora da Boa Vontade” da UNICEF, e regularmente dá concertos beneficentes para apoiar e divulgar suas atividades.
Entre muitos prémios e galardões arrecadados ao longo de uma prolífica carreira, Gülsin Onay foi distinguida com a Medalha de Estado do governo polaco, pelo caráter único da sua forma de interpretar Chopin e, por conseguinte, pelo seu continuado contributo para a divulgação da música deste compositor. O auditório do Conservatório de Música de Coimbra recebe, assim, um recital que celebra a carreira e o talento de Onay, através de propostas musicais que evidenciam todas as nuances, cores e tons que o piano consegue produzir. 
PROGRAMA

Joseph Haydn
Variações em Fá menor
 
Felix Mendelssohn-Bartholdy
Variations sérieuses op.54
 
Frédéric Chopin
Andante spianato e Grande Polonaise Brilhante, op. 22
Balada nº. 3

Sonata em si minor, op.58
Allegro maestoso
Scherzo: molto vivace
Largo
Finale: presto non tanto

...

Sem comentários: