segunda-feira, abril 11, 2022

Al'Fado - Novo projeto musical sediado em Lisboa


 Al'FADO” 

 

 O ensemble musical que mistura raizes Sefarditas

 

com a canção por exelência, o Fado.

...

Al’Fado é o novo projeto musical que mistura raízes Sefarditas com a canção portuguesa por excelência, o Fado. Os temas são cantadas em Português, Hebraico e Ladino - dialeto medieval de origem espanhola.


Sediado em Lisboa, o ensemble Al’Fado assume influências musicais que vão do Flamenco ao Jazz, passando pelas Músicas do Mundo, como resultado da diversidade cultural dos músicos portugueses e israelitas que o integram: Gal Tamir (voz e clarinete), Avishay Back (baixo), João Roque (guitarra) e Diogo Melo de Carvalho (percussões e melódica).


O ensemble já se apresentou ao vivo em locais tão díspares e emblemáticos como o Centro Cultural de Belém, a Sinagoga Shaaré Tikva, ou o Museu do Teatro Romano de Lisboa, tendo também efetuado digressões pela Europa e Israel, passando por Basileia, Córdoba e Telavive, o ensemble foi ainda selecionado para se apresentar no conceituado International Showcase Festival for World Music and Jazz, em Jerusalém.

 

O disco de estreia, Nasimiento, é apresentado em single duplo, com a canção Sefardita 'Rikordus di mi Nona,' e o Fado 'Ó Gente da Minha Terra'. De salientar que Nasimiento conta com as paticipações especiais do pianista português João-Paulo Esteves da Silva e da flautista israelita Hadar Noiberg.


'Rikordus di mi Nona' foi originalmente composto por Flory Jagoda, uma lenda da cultura Sefardita. Sobrevivente às duas guerras mundiais e posteriormente emigrada para os Estados Unidos, acabaria por obter um merecido reconhecimento à escala mundial. A interpretação de Al’Fado oferece à rica cultura Sefardita uma verdadeira ponte entre as gerações.


À semelhança do povo Português, o povo Judeu/Israelita carrega uma história repleta de dores e perdas, onde as emoções de tristeza, melancolia e saudade são eternizadas na memória. Esta semelhança entre as duas culturas inspirou Al’Fado na interpretação do Fado 'Ó Gente da Minha Terra'. O arranjo conta com a participação da flautista Israelita Hadar Noiberg, cujo resultado se revelou encantador.

...

Apoio:

Antena 1 (Rádio) 

https://www.rtp.pt/antena1/ 

...




Sem comentários: