terça-feira, abril 12, 2022

Epicentro 2022 (Coimbra)

 CASA DO CINEMA DE COIMBRA . 06 a 27 ABRIL


E porque música e imagens são uma combinação perfeita, a Casa do Cinema de Coimbra recebe quatro sessões de documentários, em parceria com o Cineclube Fila K, em todas as 4ªf de Abril. Começamos com “We were floating high”, documentário de Tiago Gomes que se foca no 2019 de First Breath After Coma, ano em que encetaram uma digressão nacional e europeia a promover o seu álbum “NU”, editado pela Omnichord, cujo mentor Hugo Ferreira estará presente.
Na semana seguinte é a vez de “Tecla Tónica”, de Eduardo Morais (que marcará presença), um trabalho que explora a alquimia da electrónica na música em Portugal desde as primeiras peças da década de 60 até ao panorama actual.
O ciclo continua com “Farewell”, documentário que assinala 10 anos da estreia em disco de Sean Riley & The Slowriders, banda que nasceu, literalmente, entre os corredores da RUC e o palco do TAGV. Na sala, antes da projecção, o vocalista Afonso Rodrigues fará a apresentação.
Terminamos com “Filhos do Tédio”, filme emblemático de Rita Alcaire e Rodrigo Lacerda (que o irão apresentar presencialmente), e que nos faz recuar aos anos 90 e à pedrada no charco que representaram os Tédio Boys na cultura alternativa da cidade de Coimbra.

CASA DO CINEMA DE COIMBRA
quarta-feira, 13 de Abril
21H30 / "Tecla Tónica" [documentário]


...


SALÃO BRAZIL . 14 a 16 ABRIL


No Salão Brazil as três noites são focadas na música electrónica, sempre com espaço para intersecções estéticas. Na noite de quinta, que assinala o aniversário da Rádio Baixa, começamos com o delírio sónico de Octopussy Crew, aos quais se segue a panóplia de sintetizadores pulsantes de Ghost Hunt, a mostrar o seu mais recente “II”.

Sexta-feira arranca com o nu-disco de MAF e do seu álbum “Home”, editado pelo colectivo Monster Jinx, continuando com as paisagens hipnotizantes de Stereoboy, devidamente ladeado por dois kits de percussão, para mostrar o mais recente “Kung Fu”.

Por fim, no sábado adicionamos temperos pop trazidos por Eigreen e Masena, os primeiros a estrear o álbum homónimo (com selo da Lux Records) e o segundo a tocar o disco auto-editado “Emersivo”.

São pelo menos seis as razões para subir aquelas já míticas escadas e fazer a festa, em pleno fim-de-semana de Páscoa.


SALÃO BRAZIL

quinta-feira, 14 de Abril

21H30 / OCTOPUSSY CREW [concerto]

22H30 / GHOST HUNT [concerto]

sexta-feira, 15 de Abril

21H30 / MAF [concerto]

22H30 / STEREOBOY [concerto]

sábado, 16 de Abril

21H30 / MASENA [concerto]

22H30 / EIGREEN [concerto] 

...

O EPICENTRO é um conceito criado pela Blue House, que se foca nos artistas e expressões culturais da Região Centro, tendo Coimbra enquanto pólo aglutinador.


Num evento anual, apresentam-se dezenas de actividades como concertos, DJ sets, filmes documentais, leituras musicadas, conversas, apresentações de livros, performances, visitas guiadas e oficinas. O evento pretende funcionar como um sismógrafo musical, fazendo um ponto de situação do que se faz na região, tomando o pulso, de forma contextualizada, à efervescência do momento emergente e à valorização de nomes consagrados.


O foco do EPICENTRO é a música, mas este é integrador de outras disciplinas, lançando desafios para reflexões e intervenções ligadas à literatura, cinema, teatro e artes plásticas. Finalmente, o eixo principal do EPICENTRO é o estabelecimento de pontes com diversos agentes da Região Centro, desde artistas, a estruturas culturais, passando por entidades públicas e privadas.

...

FICHA TÉCNICA


PRODUÇÃO

Blue House

João Silva (coordenação e direcção artística)

Ricardo Jerónimo (direcção de produção)

Henrique Toscano (coordenação técnica)

Rui Pedro Martins (design)


PATROCINADORES PRINCIPAIS


Câmara Municipal de Coimbra

União de Freguesias e Coimbra

Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra


PARCEIROS PRODUÇÃO


AMP

Casa da Esquina

Casa do Cinema de Coimbra

Centro Cultural Penedo da Saudade

CAV - Centro de Artes Visuais

Grémio Operário de Coimbra

JACC - Jazz ao Centro Club

Liquidambar

Salão Brazil

Seminário Maior de Coimbra

Teatro da Cerca de São Bernardo


PARCEIROS CURADORIA


Bruaá

Cais

Omnichord

Rádio Baixa

Tarrafo.


APOIO


A Escola da Noite

Associação de Artes Cinematográficas de Coimbra

be Coimbra

Colla Boola CoLab

Faina

Fila K Cineclube

Lux Records


PARCEIROS MEDIA


Antena 3 (nacional)

Rádio Universidade de Coimbra (local)

Sem comentários: