sábado, abril 09, 2022

Fritz Kahn & The Miracles - Single "Kyao's river" com Rão Kyao

 


"Kyao´s River"

"Foi na casa da minha tia que eu ouvi pela primeira vez o Rão Kyao, quando era uma criança curiosa e gordinha à procura de sons, de leituras, e de doces. A minha tia não era uma tia qualquer. Era daquelas pessoas que consegue perfeitamente viver sozinha, sem agonia e até com prazer, desde que tenha boa música e boas leituras.

Tal como o Rão Kyao não era um músico qualquer. Mas para mim, naquela altura, era apenas a imagem de um senhor de olhos azuis sonhadores na capa de um álbum, e os sons que ecoavam pela casa fora em Campo de Ourique. Anos mais tarde, tive um choque. Ia conhecer o Rão Kyao, em pessoa. Um convite que muito me honrou. Numa entrevista para a RDP Internacional, iam pôr-nos à conversa um com o outro, no programa “Passado ao Presente” conduzido pelo João Carlos Callixto. A mim, um ilustre desconhecido, e uma lenda da música portuguesa. Durante duas horas. Foi nessas duas horas que eu compreendi que o verbo e a música do Rão Kyao são a mesma coisa; que se traduz na serenidade capaz de afirmar, como Gandhi, que “Não há caminho para a Paz, a Paz é o caminho.”

Tinha acabado de lançar um álbum (em 2021), chamado “Jonah, the Whale”. Se é que há segredo para o sucesso, em Fritz Kahn and The Miracles convidamos sempre grandes músicos a colaborarem connosco, como foi o caso do Mário Delgado (guitarrista jazz e produtor). Pensei que não podia perder a oportunidade de convidar o Rão Kyao, através das minhas assessoras de imprensa.

Mas faltava um tema, no nosso reportório, que falasse de paz. No meu humilde entendimento, penso que o tempo traz sempre a paz, até porque todos morremos. Sendo eu crente em Deus, acredito que por mais difícil que seja a vida de uma pessoa, encontrará sempre momentos, ou o momento, para a Paz. Imaginei por isso um rio, o rio do tempo, que corre para a paz, a que carinhosamente e em jeito de tributo chamei “Kyao´s River” – o Rio de Kyao. E disso trata esta música, que vos convido a escutar com atenção."

Gonçalo Serras - Fritz Kahn 

...

Spotify 

...

https://www.instagram.com/fritz.kahn/

Sem comentários: