quarta-feira, julho 12, 2023

General Inverno - "Super Sousa"

Super Sousa - General Inverno from Zagati Prod on Vimeo


...

https://www.myspace.com/generalinverno 

...

Vasco Moreira (Gritali) sobre os General Inverno

"O minha primeira participação ao vivo num evento com muita gente foi num Festival realizado em meados de 1993. Não tenho a mesmo mesmo a certeza, mas foi por volta de 1993 com o meu primeiro grupo de Rock.

Já tinha participado em alguns pequenos eventos em espaços pequenos, mas esse Festival em 1993 foi num pavilhão gimnodesportivo.

Os cabeças de Cartaz eram os General Inverno. Eu quando ouvia nas rádios o nome do evento com o nome dos grupos diziam o nome do meu grupo também. Ficava a pensar: "Eu ali...".

Eu e o meu grupo sentiamo-nos uns "Garnizos" muito novos. Nunca tive uma conversa com eles. Eram mais velhos, experientes na música. Grandes músicos. General Inverno enchiam espaços de música ao vivo, participavam em Festivais de música moderna desse tempo e de nível nacional. Participações em TV (RTP), grande destaque em rádios por exemplo na Antena 1.

Antes disso já os tinha visto ao vivo. Gostei sempre da música deles.

Tinha uma cassete (e ainda tenho) de músicas dos General, e decidi promover anos mais tarde num "Player web" de um blog. Já eu tinha Gritali & Os Tratantes.

Chamou a atenção do Vocalista Jorge Seabra que me enviou um email para conversarmos um bocado através da web sobre esses tempos em que a música original era muito valorizada.

Ele enviou-me por e-mail todas as músicas que tinha na "gaveta". Decidi passar para CD.

Melhorei o som. Mas não deu para fazer muito mais porque já ninguém tem os registos mesmo de origem.

Mas tendo em conta que fiz um tratamento de som de 11 músicas que já passaram por inúmeras cópias de cassete para cassete... não está mal.

Aliás, está excelente! Porque as músicas são excelentes.

Penso que foram gravadas maioritariamente na década de 80 e outras na de 90.

Vale a pena recordar!"

Sem comentários: