segunda-feira, março 04, 2024

Isabel Rato - Album "Vale das Flores" + Agenda

 No âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, Isabel Rato, pianista, compositora, arranjadora e produtora portuguesa, um dos nomes femininos mais destacados do panorama do Jazz Português dos últimos anos, lança hoje o seu novo disco “Vale das Flores”, aquele que é o quarto disco da pianista em nome próprio, apoiado pela Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) e inteiramente dedicado à música portuguesa.

Hoje é também divulgado o 3º single do disco, uma reinterpretação do tema “Que Amor não me Engana” de José Afonso e que conta com a participação de convidad@s especiais,  Cuca Roseta na voz, Marta Pereira da Costa na guitarra portuguesa e o Quarteto Arabesco.

O disco é editado através da editora Nischo, selo propriedade de Carlos Martins, célebre músico de jazz  e programador.

Numa homenagem à Liberdade, a compositora traz para este novo disco autores da música portuguesa de todos os tempos e vitais na luta pela liberdade, como José Afonso e Sérgio Godinho. entre outros. Trará também algumas das canções tradicionais portuguesas do nosso património universal das melodias intemporais.

Este disco conta com a participação de artistas convidadas de enorme relevância do nosso panorama da música portuguesa, nomeadamente a cantora Ana Bacalhau, a cantora Cuca Roseta e a guitarrista Marta Pereira da Costa (guitarra portuguesa).

O quinteto liderado por Isabel Rato, leva o público a viajar pelo Som do nosso País, conjugando a música portuguesa com o Jazz e a improvisação, reflectindo o carácter Universal das canções numa perspectiva singular e única.

Os seus dois discos anteriores “Histórias do Céu e da Terra” 20 musical19, (Editora Nischo) e “Luz” 2022 (E. Nischo) foram considerados como os melhores discos de Jazz nacionais dos seus anos respectivos pela revista de renome jazz.pt.

...

“Isabel Rato move-se entre o jazz e a tradição clássica com a elegância de quem caminha sobre nuvens de sonhos. Parece trazer a paz, mas não esquece a luta das almas (…) Junte-se aqui que Isabel Rato une as qualidades de instrumentista e compositora. Afinal ela faz parte dessa nova geração de novos, ativos e ambiciosos nomes que vão abrindo janelas para a planície musical a partir do jazz. Por isso, jazz, clássica e tradição folclórica unem-se. (…) E é uma lufada de ar fresco no nosso reino musical, renovando. Algo de que a música portuguesa necessita.” Fernando Sobral – Jornal Económico

...

Tour 2024


7 Fevereiro - Isabel Rato Quinteto - concerto pedagógico - Seixal


8 Fevereiro - Isabel Rato Quinteto - concerto pedagógico - Seixal


23 Fevereiro - Isabel Rato Trio - Privado - Lisboa


3 Março - Isabel Rato Quinteto - Lisboa


15 Março - Isabel Rato Trio - Privado - Porto


17 Março - Isabel Rato "Vale das Flores" Concerto de Lançamento - Casa do Comum - Lisboa - 17H


28 Março - Isabel Rato + João Custódio + Alexandre Alves - Cine-Incrível - Almada


13 Abril - Isabel Rato + João Custódio + Alexandre Alves - Sala 6 - Barreiro


24 Abril - Isabel Rato Quinteto “Vale das Flores” Lisboa (a anunciar)


9 Maio - Isabel Rato Quinteto “Vale das Flores” Festival Amadora Jazz 


15 Junho - Isabel Rato Quinteto “Vale das Flores” - Salão Brazil - Coimbra 


6 Novembro - Isabel Rato Quinteto “Vale das Flores” Teatro Municipal da Covilhã


mais datas a anunciar em breve ... 

...

https://www.isabelrato.com/ 

...

Apoio: Radio Nacional Portuguesa Antena 1: 

https://antena1.rtp.pt/


 

Sem comentários: