sexta-feira, março 15, 2024

Bailado | Requiem "A única censura que devia existir é censurar a censura" - Uma celebração do cinquentenário do 25 de Abril

 BAILADO | REQUIEM "A ÚNICA CENSURA QUE DEVIA EXISTIR É CENSURAR A CENSURA "

UMA CELEBRAÇÃO DO CINQUENTENÁRIO DO 25 DE ABRIL

 

ESTREIA ABSOLUTA A 13 DE ABRIL | TEATRO JOSÉ LÚCIO DA SILVA, 21h30, EM LEIRIA

...

A companhia Dança em Diálogos, com a sua nova criação em estreia absoluta, celebra, deste modo, o cinquentenário do 25 de abril, através de uma reflexão pela dança e convocando, entre outras, a obra musical de Fernando Lopes-Graça dedicada às vítimas do fascismo e da censura, numa homenagem que convoca a memória e a simbologia de um acontecimento e de uma transformação que se deseja insubstituível.

 
Fundada em Janeiro de 2018, sob a Direção Artística de Solange Melo e Fernando Duarte, acompanhia Dança em Diálogos tem como objetivo primeiro, contribuir para a pluralidade de apresentação de espetáculos de dança em todo o território nacional, numa dinâmica descentralizadora e abrangente de públicos e de contextos de atuação.
 
Foi partindo precisamente desse princípio orientador, como verdadeira demonstração dademocratização cultural enquanto conquista de abril e de construção de territórios comuns, que a Dança em Diálogos, sob a direção artística de Solange Melo e Fernando Duarte, elaborou um programa especialmente pensado para as celebrações do cinquentenário do 25 de abril. Esse programa, que parte da relação entre Dança, Música e literatura, tem por base o desafio lançado a três escritores, Cláudia lucas Chéu, Ondjaki, e Elmano Sancho, de criar três obras literárias inéditas que apresentassem diferentes perspectivas sobre os 25 de abril e os cinquenta anos passados.

Para a Dança em Diálogos, celebrar meio século de uma revolução singular que implantou definitivamente o pleno regime democrático é tomar parte da coragem e determinação de todos os que lutaram pela liberdade e pela democracia. Defender a Liberdade é também contar histórias que atravessam as fronteiras entre o real e a ficção e onde a Dança e o vídeo se posicionam como veículos de total expressão livre.

O programa, em co-produção com vários teatros e Municípios de diversos pontos do país, tem como criação principal o bailado Requiem_ "a única censura que deveria existir é censurar a censura", com estreia absoluta, no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, dia 13 de abril de 2024.

O programa seguirá, posteriormente, em digressão Nacional por todo o país, até novembro. Inclui ainda uma uma criação original para a infância denominada 50 x 25 Coeficiente para a Liberdade, que estará presente em várias escolas e teatros em todo o país, e várias
residências artísticas em contexto escolar, denominadas Desassossego de Abril, num processo de co-criação coreográfica com os diversos grupos de alunos.

Datas de espectáculos:
Requiem "a única censura que deveria existir é censurar a censura":

Abril
- 13 de abril_21h30_Teatro José Lúcio da Silva_Leiria - ESTREIA ABSOLUTA
- 28 de abril_17h_Cineteatro Louletano_Loulé
Junho
- 7 de junho_21h30_Cineteatro S. Pedro_Alcanena
Setembro
21 de setembro_21h30_Teatro Municipal de Bragança_Bragança
Outubro
5 de outubro_21h30_ Casa das Artes de Famalicão_V.N. Famalicão
Novembro
23 de novembro_21h30_Teatro Virgínia_Torres Novas 

...

Apoio: Antena 1

Sem comentários: