sábado, março 23, 2024

MT. Rochi - Álbum "Não vá o Diabo apetece-las" + ao vivo

 



https://mtroshi.bandcamp.com/album/n-o-v-o-diabo-apetec-las 

...

A banda Mt. Roshi apresenta hoje o álbum de estreia ‘Não Vá o Diabo Apetecê-las’ e anuncia concerto de lançamento no dia 6 de Abril no BOTA, em Lisboa. 


Este álbum é o resultado de um esforço coletivo de composição em diálogo aberto, que se apresenta como uma expressão de partilha e crescimento, intercalando entre o cansaço e a euforia, com influências do hip-hop, indie rock, punk, jazz e fusão.


"Não Vá o Diabo Apetecê-las" mergulha nas complexas dinâmicas mentais do quotidiano, marcado pela transição entre a juventude e a vida adulta. Através de uma série de trocadilhos com expressões populares da língua portuguesa que fazem referência ao diabo, as músicas do álbum exploram o esforço de adaptação do sujeito poético a uma maior consciência, especialmente no contexto pós-pandemia que nos forçou a olhar para dentro de nós mesmos, sem distrações externas.


Utilizando o símbolo do diabo como metáfora para os processos mentais, como ansiedade e depressão, e a sua influência na busca de individualidade no mundo contemporâneo, a música desafia a noção de uma dicotomia entre juventude e vida adulta. Ao invés disso, aborda questões universais através dos olhos de um jovem sujeito poético imerso num mundo que exige maturidade, estabilidade e conformidade, muitas vezes à custa da autenticidade e da jovialidade.


"Não Vá o Diabo Apetecê-las" incorpora a linguagem musical característica da banda, desenvolvida ao longo de uma amizade duradoura. Essa linguagem serve como uma ferramenta de comunicação terapêutica diante das incertezas do ambiente circundante e do crescimento pessoal dos integrantes.


Ao longo do álbum, são explorados temas como a rotina e a repetição (‘Ruivo Dourado’), o evitamento face a ciclos viciosos (‘Viscosa’ e ‘Salva Maria’), a ansiedade e o desapego irónico às questões sociais (‘Sporto’), o isolamento depressivo (‘Véu’ e ‘Despertador’), a luta com a inércia e a dificuldade na determinação do Eu (‘Olá’ e ‘Antes de Ires’), e a amizade, a abertura e a partilha como terapia face a todos estes dilemas (‘Advogados do Diabo’) como forma de enfrentar os desafios da vida. O projeto é uma representação musical de uma conversa entre amigos, onde são explorados os dilemas, inquietações e processos mentais que caracterizam o dia a dia.


Com a alternância entre duas vozes masculinas (João Melo e Francisco Teixeira), apoiadas por uma voz feminina (Carolina Monteiro), o álbum constrói um único sujeito poético ao longo de sua narrativa. Cada voz lírica contribui para a formação desse sujeito poético, representando as idiossincrasias artísticas, emocionais e intelectuais dos membros da banda, e resultando em uma representação vívida e autêntica das experiências compartilhadas e desafios comuns da vida.


O disco é distribuído pela One Level Up.  


...

Alinhamento:

1. Não Vá o Diabo Apetecê-las

2. Véu 

3. Ruivo Dourado 

4. Antes de Ires

5. Despertador 

6. Olá 

7. Viscosa 

8. Mário Duarte 

9. Sporto 

10. Salva Maria 

11. Advogados do Diabo 

...

FICHA TÉCNICA 

Letras – João Melo, Francisco Teixeira

Composição – Mt. Roshi


Bateria – Ricardo Oliveira

Guitarra, Voz – João Melo

Baixo, Voz – Francisco Teixeira

Voz - Carolina Monteiro

Teclados (Véu) – Tom Maciel

Synths – Mt. Roshi


Captação, Mistura – Bernardo Ramos

Produção – Mt. Roshi, Bernardo Ramos

Masterização – Guilherme Simões

Capa – Leonor Salavisa Teixeira 

...



Sem comentários: