quinta-feira, março 28, 2024

Peça de Teatro / Dança - "O País de Abril"

 A companhia profissional de teatro Loucomotiva e a companhia profissional de dança Projecto D, anunciam a sua mais recente criação pela atriz e bailarina Clara Carvalho, um projeto que comemora os 50 anos do 25 de Abril inspirado numa ideia original de Leonor Barata.



Com a direção, encenação e coreografia de Clara Carvalho, curadoria de Leonor Barata e assistência de encenação de Daniel Lima, o elenco artístico conta com Daniela Claro, Gonçalo Babo, Daniel Lima e Clara Carvalho, direção musical e arranjos de Pedro Ferreira, operação e desenho de luz de Diogo Marques e operação de som Marta Bajouco. 



O musical “O País de Abril” encontra-se disponível para digressão, tendo estreia marcada para dia 6 e 7 de Abril no Teatro Loucomotiva em Taveiro, Coimbra.



SINOPSE



No ano em que se celebram 50 anos da Revolução dos Cravos, propõe-se um espetáculo sobre o acontecimento que mudou de forma irreversível a história de Portugal.

Uma celebração artística que marca o meio século do emblemático 25 de abril de 1974, uma performance de dança-teatro e canto, que imortaliza os momentos cruciais que “acordaram” Portugal. Esta produção representa uma jornada emocional que abrange cinco décadas, desde os suspiros silenciados pela ditadura, passando pelos ecos transformadores da revolução e culminando nos desafios pós- libertação.


Temáticas como a guerra colonial, a polícia política ou o lápis azul da censura serão transportados para o palco pelos corpos e vozes dos intérpretes, numa coreografia e diálogos simbólicos e canções que ilustram a opressão que pairava sobre a sociedade, o fervilhar do sangue de todos numa ânsia colectiva, a esperança que permeava o ar, a explosão da liberdade disfarçada de música, e a incerteza do depois até aos dias de hoje.


O imaginário de Abril encerra em si um enorme potencial coreográfico e teatral que Clara Carvalho com a curadoria de Leonor Barata exploram artisticamente ao mesmo tempo que partilham com o público grandes acontecimentos que deram lugar ao antes, ao durante e ao depois da revolução de 1974.


Uma experiência imersiva que convida o público a sentir a batida do coração da história, celebrando a liberdade em todas as suas formas, este espetáculo é uma viagem que transcende o tempo, recordando a coragem e a alegria, procurando reforçar o verdadeiro significado duradouro do 25 de Abril - a necessária e contínua busca pela Liberdade e Justiça.








SOBRE O ESPETÁCULO


UMA CELEBRAÇÃO DOS 50 ANOS DO 25 DE ABRIL DE 1974


Clara Carvalho, Leonor Barata, Daniel Lima e o coletivo de intérpretes querem que o espetáculo “O PAÍS DE ABRIL” não só retrate historicamente e simbolicamente o que foi o 25 de Abril de 74 como também funcione como alerta para uma reflexão coletiva sobre o que era, o que foi e o que é Portugal.


Inicia-se no período do Estado Novo, passando pela Revolução e culmina naquilo que é a nossa realidade atual.


Um espetáculo musical com quatro intérpretes onde cantam, dançam e se debatem através dum período riquíssimo culturalmente como foi o 25 de Abril, dançando a “Que força é essa?” de Sérgio Godinho e de José Mário Branco até ao palmilhar da “Madrugada que eu esperava” de Sophia de Mello Breyner, enquanto esquematizam aquele vai ser o verdadeiro assalto da madrugada de 24 de Abril de 74 ritmados pelo “Grândola Vila Morena” de José Afonso. Uma simbiose entre o período criativo e a história de Portugal.


Este projeto não pretende ser uma aula de história, pretende antes ser uma abordagem alternativa de uma temática que faz parte da história de Portugal e dar instrumentos e informações que posteriormente podem ser desenvolvidos em contexto de sala de aula, na mesa ao jantar ou até mesmo nos café com os amigos. 

Sem comentários: