sexta-feira, maio 23, 2025

Raia & Omiri - Single "Saias da Cinza"

 Chega hoje a todas as plataformas digitais Saias da Cinza, o novo single de RAIA & OMIRI. Esta colaboração reúne dois criadores comuniversos únicos e profundamente enraizados na música portuguesa contemporânea: António Bexiga (RAIA) e Vasco Ribeiro Casais (OMIRI).


Com base numa dança tradicional — as saias — o tema reinventa esse ritmo popular com uma linguagem atual e vibrante. Através das violas tradicionais portuguesas (a viola campaniça de RAIA e a viola braguesa de OMIRI), das texturas eletrónicas e da percussão com instrumentos tradicionais e objetos do dia a dia, Saias da Cinza dança entre o passado e o futuro, entre a terra e o corpo, num convite à celebração, à resistência e ao reencontro.


Às duas violas portuguesas, juntam-se a eletrónica e as gravações de campo com pastores, tocadores de bombo, ferrinhos e peneira, uma cantadeira, uma bailadora e até o som do cortar do peixe no mercado. Estes fragmentos sonoros, recolhidos no território português, são incorporados na música, transformando-a numa tapeçaria de vozes, gestos e ecos da vida quotidiana.


Saias da Cinza é também um mergulho pessoal no imaginário raiano de António Bexiga [RAIA].

A Ilha da Cinza, lugar real e simbólico, existia no meio do rio Guadiana e está hoje submersa pelas águas da barragem de Alqueva — ou, como diz António, “guardada pelas águas do rio”. Neste lugar, ainda habitado pela memória, viviam meninos e meninas que viam ilhas diferentes. Todos adoravam os gelados da mítica taberna do Pijín. A música, como essa ilha, é um espaço de imaginação, de pertença e de transformação.


Foi esta geografia emocional e líquida que levou António a perceber algo essencial: estamos mais próximos uns dos outros do que possa parecer à primeira vista. Como os rios que atravessam fronteiras, a música revela o que nos liga. E, no fim, é sempre mais forte o que nos une do que o que nos separa.


O videoclipe segue a estética de Omiri e foi construído a partir das recolhas visuais e sonoras de Vasco Ribeiro Casais, realizadas um pouco por todo o país, e traduz em imagem a diversidade e o pulsar da música tradicional portuguesa.

 

O novo álbum de RAIA tem lançamento previsto para setembro de 2025 e promete aprofundar a sua linguagem única, onde a viola campaniça ocupa um lugar central — em registos a solo, acústicos e em diálogo com outras paisagens sonoras.

...

Apoio: Antena 1 

https://antena1.rtp.pt/

...




Sem comentários: