Após várias datas esgotadas em Lisboa e no Porto, A Colónia, de Marco Martins, volta ao palco da Culturgest, em Lisboa, nos dias 10 a 13 de julho.
Partindo de uma investigação da jornalista Joana Pereira Bastos, Marco Martins constrói o seu mais recente espetáculo sobre uma colónia de férias para filhos de presos políticos, em 1972, nas Caldas da Rainha.
Todas as sessões são apresentadas com legendagem em português e em inglês e no dia 12 de julho, às 19:00, o espectáculo terá interpretação em Língua Gestual Portuguesa e Audiodescrição (com reconhecimento de palco uma hora antes). ... Partindo de uma investigação da jornalista Joana Pereira Bastos, Férias contra ditadura vencedora do Prémio de Jornalismo Os Direitos da Criança em Notícia, e no ano em que se celebraram os cinquenta anos da revolução, Marco Martins revisitou os acontecimentos vividos entre junho e agosto de 1972 numa inédita colónia de férias organizada pela Cruz Vermelha, para filhos de presos políticos num casarão das Caldas da Rainha.
Durante duas semanas, 18 crianças entre os 3 e os 14 anos, marcadas pela prisão dos pais e com um passado de clandestinidade e solidão, aprenderam pela primeira vez a brincar em conjunto e em liberdade.
Marco Martins reúne um elenco de crianças e alguns dos participantes da colónia para trabalhar a partir das histórias e vivências pessoais e aproximar-se de uma reflexão mais ampla sobre a história, a memória e a opressão, numa peça em que o legado da música de intervenção é um aspeto fundamental com música original e composta por B Fachada e João Pimenta Gomes com o Coro Infantil e Juvenil Lisboa Cantat e Conservatório Do Vale Do Sousa.
Ao longo da pesquisa, o encenador conversou com algumas dessas crianças, como Manuela Canais Rocha ou Humberto Candeias, a jornalista Valentina Marcelino, mas também com resistentes antifascistas, que viveram quer a prisão, quer a clandestinidade, como o casal revolucionário político Conceição Matos e Domingos Abrantes que integra o elenco da peça.
Os bilhetes custam 16€ (ver descontos) e estão à venda na Culturgest e na rede Ticketline. ... https://Culturgest.pt
... SoundCloud
...
|
Sem comentários:
Enviar um comentário