Final do Cascais Ópera consagra talento português
A 2.ª edição do Cascais Ópera terminou ontem, no Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, com o anúncio dos vencedores — num encerramento que marcou mais do que o fim de uma competição: uma afirmação clara da vitalidade da ópera e da excelência artística das novas gerações.
Oito finalistas subiram ao palco para disputar os principais prémios. A portuguesa Ana Rita Coelho conquistou o Grand Prix Égide, no valor de 10 mil euros, que garante à vencedora um contrato com o Teatro Nacional de São Carlos. O Primeiro Prémio “Teresa Berganza”, destinado à melhor voz feminina, foi atribuído à mezzo-soprano israelita Anna Tetruashvili, enquanto o barítono sérvio Viktor Aksentijević recebeu o Primeiro Prémio “Maurício Bensaude”, para melhor voz masculina.
...
Final do Cascais Ópera consagra talento português |
A 2.ª edição do Cascais Ópera terminou ontem, no Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, com o anúncio dos vencedores — num encerramento que marcou mais do que o fim de uma competição: uma afirmação clara da vitalidade da ópera e da excelência artística das novas gerações. Oito finalistas subiram ao palco para disputar os principais prémios. A portuguesa Ana Rita Coelho conquistou o Grand Prix Égide, no valor de 10 mil euros, que garante à vencedora um contrato com o Teatro Nacional de São Carlos. O Primeiro Prémio “Teresa Berganza”, destinado à melhor voz feminina, foi atribuído à mezzo-soprano israelita Anna Tetruashvili, enquanto o barítono sérvio Viktor Aksentijević recebeu o Primeiro Prémio “Maurício Bensaude”, para melhor voz masculina.
Ao longo de duas semanas, o Cascais Ópera reuniu 30 cantores de 18 países diferentes, escolhidos entre 340 candidaturas provenientes de 49 nacionalidades — números que reforçam o posicionamento internacional desta iniciativa. Entre provas, masterclasses, encontros com profissionais e momentos de partilha artística, Cascais voltou a afirmar-se como um lugar onde se desenha o futuro da ópera. Vários cantores foram também distinguidos com contratos com instituições culturais de prestígio: Madelena Oliveira Martins, Ester Ferraro, Milan Perišić e Jean Miannay com o Festival de Música de Mafra; Laura Brasó com a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras; JaeWoung Lee com o Festival Internacional de Piano do Algarve; Ju Hyeok Lee com o Festival Internacional de Marvão; Sehyung Kyung com a Ópera Estatal de Istambul; e Sunu Sun com o Festival Amazonas de Ópera. ... Mais do que uma competição, o Cascais Ópera é um espaço de encontro entre jovens intérpretes, instituições culturais e novos públicos. É também uma plataforma para o desenvolvimento de carreira, a formação artística e a partilha internacional de experiências no domínio do canto lírico. Em 2026, o Cascais Ópera regressa com uma nova edição, marcada por um compromisso renovado com a excelência artística e com a consolidação da sua dimensão internacional.As novas datas serão anunciadas em breve. Conheça a lista de vencedores aqui: ... Cascais Ópera – Onde nasce o futuro da ópera O Concurso é co-organizado entre a Associação CIVOC, a Câmara Municipal de Cascais e a Fundação D. Luis I. Tem o apoio da Fundação ”la Caixa”, em colaboração com o BPI, Égide - Associação Portuguesa das Artes, Fundação Millennium bcp, Turismo de Cascais, Fundação Calouste Gulbenkian, Câmara Municipal de Lisboa, SRS Legal, Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, Leitão & Irmão Joalheiros, Hotéis Pestana, Hyundai. Conta com a RTP como parceiro Media e o parceiro institucional deste concurso é o Teatro Nacional de São Carlos. ... |
Sem comentários:
Enviar um comentário