No passado dia 6 de dezembro, ficou disponível em todas as plataformas digitais Amor Dimensional, o disco de estreia dos Ligados às Máquinas, uma singular orquestra de samples criada há 10 anos no seio da APCC - Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra, provavelmente, a primeira orquestra de samples composta por músicos em cadeiras de rodas do mundo.
Este projeto é conduzido por Paulo Jacob e composto por Andreia Matos, Dora Martins, Fátima Pinho, Hélia Maia, Jorge Arromba, José Morgado, Luís Capela, Mariana Brás, Pedro Falcão e Sérgio Felício, que através de sensores acionam samples, dando vida a uma emocionante epopeia sonora.
No âmbito do festival Nascentes, na aldeia das Fontes, os Ligados às Máquinas foram desafiados a criar uma composição inédita, recorrendo a samples gentilmente cedidos por vários artistas nacionais, que deram origem a um arquivo sonoro que potenciou novas composições feitas a muitas mãos, vozes e corações. O processo criativo do grupo destaca-se pelo uso, adaptação e criação de soluções de hardware e software que permitem aos integrantes – músicos com alterações neuromotoras – ter controlo e autonomia para disparar samples em tempo real em dispositivos adaptados. Esta criação deu origem ao disco Amor Dimensional, um testemunho vibrante de colaboração artística e participação criativa.
Amor Dimensional explora temas como conexão, saudade e significado no mundo contemporâneo. Com composições marcantes, o álbum é um testemunho da criatividade e resiliência de uma banda que transforma barreiras em arte.
São nove temas originais, que desenham um dia na vida de cada um: do amanhecer ao acordar, da procrastinação à tensão, da obrigatoriedade à liberdade de escolha limitada, da melancolia confortável à refeição aconchegante até ao merecido descanso (enriquecido pela possibilidade de sonhar).
Dando continuidade a esta filosofia de criação coletiva, é com entusiasmo que anunciamos o lançamento do videoclip do single “Acordar p’ra Vida”. Este vídeo conta com a contribuição visual de diversos artistas, como Amaya Sumpsi, Casota Collective, Carincur, Gonçalo Viana, João Pedro Fonseca, Lua Carreira e Raquel Castro, que disponibilizaram imagens para criar a narrativa visual.
Simultaneamente, celebramos também o lançamento do disco em formato físico, agora disponível em vinil. Amor Dimensional é um testemunho do espírito colaborativo que define este projeto único.
https://www.instagram.com/ligadosasmaquinas
https://www.facebook.com/ligadosasmaquinas
https://www.instagram.com/omnichord.pt/
https://www.facebook.com/omnichord.pt
https://www.facebook.com/APCCoimbra
...
Sem comentários:
Enviar um comentário