O bailado “Storm” escrito pelo maestro e compositor Armando Mota e com coreografia de Daniel Cardoso, diretor artístico do Quorum Ballet, que irá interpretar esta obra em estreia absoluta, no Teatro das Figuras em Faro e no Auditório Municipal de Olhão, nos dias 10 e 11 de janeiro, respectivamente, às 21h30.
No Algarve, existem duas ilhas barreira, Culatra e Armona, que fazem parte do grupo de ilhas da Ria Formosa. Estas ilhas assim como uma parte da costa Algarvia estará em risco caso o nível da água do mar suba 1metro a 1metro e meio segundo previsão dos cientistas. Caso isso aconteça a sobrevivência dos habitantes destas ilhas está em risco. Esta é uma história um pouco fantasiada com muito de verdade e com um final que esperamos nunca se concretize.
Sendo uma obra de ficção inspirada nos clássicos como Romeu e Julieta e West Side Story, tem um forte cunho Algarvio. Embora seja uma obra de musica erudita, aborda temas como o “Baile Mandado” uma forma de dança única no mundo. Tal como Strawinsky utilizou contos tradicionais Russos, e Bela Bartok, se inspirou no foclore Ungaro, Armando Mota foi buscar temas do Algarve para escrever a sua obra dedicada às ilhas da Culatra e Armona.
"O propósito desta obra serve para alertar as pessoas em Portugal, mas também em todo o mundo do que se está a passar, e a possível evolução catastrófica para a região derivado às alterações climáticas. Sendo a musica e a dança uma linguagem universal, pensámos que desta forma conseguimos chegar a um publico global, sem necessidade de traduções ou esclarecimentos, conseguindo sensibilizar as pessoas para esta realidade." remata o compositor.
A obra é uma afirmação cultural do Algarve, e um alerta para as alterações climáticas.
Sobre
Armando Mota
Como compositor tem várias obras sinfónicas, entre elas a “Suite das Descobertas”, o concerto para clarinete e orquestra de cordas, dois concertos para piano , um para violino, um para acordeão e orquestra e um para piano a 4 mãos. Foi professor em Viena e mais tarde na Academia de Música de Lagos e no Conservatório Regional do Algarve.
Radicou-se há 20 anos na região algarvia, onde foi professor e fundador de um conservatório, tendo recentemente fundado a Orquestra Sinfónica do Algarve.
Daniel Cardoso e o Quorum Ballet
Daniel Cardoso - formou-se na Escola de Dança do Conservatório Nacional, foi foi bolseiro na Martha Graham School of Contemporary Dance e na Joffrey Ballet School na cidade de Nova Iorque. No Verão de 2005, formou o Quorum Ballet e a Quorum Academy das quais é Director Artístico.
A sua experiência como coreógrafo inclui mais de 35 trabalhos para o Quorum Ballet, peças para o Ballet Nacional da Opera da Albânia (Albânia), Peter Schaufuss Ballet School (Dinamarca), Vaganova Academy (Rússia), CeDeCe Companhia de Dança, Companhia de Dança de Almada, Conservatório Nacional, Conservatório da Madeira, entre outros. O seu trabalho tem sido altamente reconhecido a nível nacional e internacional pela critica.
Outras datas
12 janeiro - Auditório de Albufeira
25 e 26 de janeiro - Cineteatro D. João V
...
Sem comentários:
Enviar um comentário