terça-feira, abril 09, 2024

PRIMEIRA OBRA dia 25 de abril nos cinemas| O primeiro filme na área da ficção, de RUI SIMÕES, realizador do BOM POVO PORTUGUÊS

 Filmes:

PRIMEIRA OBRA novo filme de RUI SIMÕES


dia 25 de abril nos cinemas






Cerca de 20 cidades vão receber esta nova obra






40 anos depois regressa também às salas de cinema documentários como o Bom Povo Português e Deus Pátria Autoridade, que marcaram a carreira do cineasta.

...

PRIMEIRA OBRA é o mais recente filme do realizador Rui Simões que chega às salas de cinema no próximo dia 25 de abril, sendo esta a sua primeira longa-metragem na área da ficção. Com distribuição da Real Ficção, teve a sua estreia mundial na última edição do Festival IndieLisboa. A chegada deste filme às salas de cinema portuguesas vem comemorar o 50ºaniversário do 25 de Abril, assim como os 50 anos de carreira de Rui Simões e o seu 80º aniversário. Almada, Aveiro, Braga, Coimbra, Covilhã, Espinho, Estarreja, Faro, Funchal, Leiria, Lisboa, Montemor-o-Novo, Montijo Ponta Delgada, Porto, Setúbal, Tomar, Viana do Castelo e Viseu são as cidades que vão receber a PRIMEIRA OBRA.






Abril será ainda marcado pelo regresso às salas de cinema de documentários que marcaram a carreira do cineasta. 40 anos depois é possível revisitar Deus Pátria Autoridade e Bom Povo Português. 

...

PRIMEIRA OBRA é também um filme autobiográfico, uma vez que tem como ponto de partida o anterior filme do realizador. Retrata a história de um jovem investigador luso-descendente, Michel que chega de câmara na mão para pesquisar a Revolução por cumprir. Traçando paralelismos com a contemporaneidade, mapeia as formas em que o filme BOM POVO PORTUGUÊS reflete o país inserido na Europa. Em conversa com Simão, histórico cineasta, Michel procura respostas para o seu filme. Ao conhecer Susy, activista do ambiente, percebe que o amor é o caminho. Como sempre, a vida e o cinema misturam-se. 

...

Sobre esta obra, Rui Simões refere que ''Uma das minhas preocupações na realização desta minha primeira longa de ficção foi tentar casar realidade e ficção, na esperança de um final feliz. O cinema conta sempre uma história de amor, por vezes também de luta de classes”. 

...


Ficha técnica



 



Atores - Zé Bernardino, Ulé Baldé, António Fonseca, Joana Brandão, Maty Galey, Beatriz Gaspar, Jean-Marie Galey e Alice Barros Simões

Participação Especial - Dalila Carmo, Manuel João Vieira, Miguel Seabra, Manuel Mozos, Adriana Queiroz, Isabel Ruth Olga Roriz e Filipa Mayer

Realização - Rui Simões


A partir de um argumento de Sabrina D. Marques


de uma ideia de Rui Simões

Direcção de Fotografia - João Serralha

Director de Som - Paulo Cerveira

Montagem - Francisco Costa

Música Original e Sound Design - Ricardo Guerreiro

Misturas - Paulo Abelho

Montagem de Som - Tiago Inuit

Decoração - João Dourado

Figurinos - Tânia Franco

Maquilhagem e Cabelos - Íris Peleira

Direcção de Produção - Beatriz Jarmela

Produção - Jacinta Barros, Rui Simões 

...

Sobre Rui Simões



Rui Simões nasceu em 1944, estudou realização de cinema e televisão no Institut des Arts de Diffusion em Bruxelas, Bélgica. Onde trabalhou como fotógrafo de cena. De volta a Portugal a seguir à revolução de 1974 viria a realizar os icónicos filmes do pós 25 de Abril, "Deus Pátria, Autoridade" e "Bom Povo Português".

...

https://www.realficcao.com/primeiraobra.html 

...



Sem comentários: