sexta-feira, março 11, 2022

Filme/Animação: Flee - A fuga



O primeiro filme da história do cinema a ser nomeado, em simultâneo, para os Óscares de Melhor Documentário, Melhor Filme Internacional e Melhor Filme de Animação, "Flee - A Fuga" centra-se no testemunho de Amin Nawabi, um homem dinamarquês, que decide revelar o seu passado como refugiado afegão ao amigo, que realiza o filme e utiliza a animação para ilustrar as suas memórias.


O documentário animado teve a sua estreia mundial no Festival de Cinema de Sundance de 2021, onde venceu o Grande Prémio do Júri na secção Cinema Mundial - Documentário e foi aclamado unanimemente tanto por festivais de cinemas como pela crítica de cinema, tendo sido elogiado pela animação, tema e representação LGBT.


"Flee - A Fuga" recebeu ainda prémios como Melhor Filme, no Festival Internacional de Cinema de Animação de Annecy, Melhor Documentário nos Gotham Awards, Melhor Filme Independente Internacional nos British Independent Film Awards, Melhor Documentário e Melhor Filme de Animação nos Prémios do Cinema Europeu.


O filme conta com quatro nomeações para os Annie Awards e está ainda nomeado para Melhor Filme de Animação e Melhor Documentário nos prémios BAFTA, da Academia Britânica de Cinema.

...

O BMP agradece mais uma vez o convite para 23 março para visionamento privado de imprensa, mas não podemos estar presentes por motivos de agenda repleta de trabalho.

...


um filme de Jonas Poher Rasmussen

com (voz) Rashid Aitouganov

 

SINOPSE: Amin era menor quando chegou à Dinamarca sozinho, vindo do Afeganistão. Hoje, com 36 anos, é um académico de sucesso e está noivo do seu namorado de longa data. Mas esconde um segredo há mais de 20 anos, que começa a ameaçar arruinar a vida que construiu para si. Amin, pela primeira vez, partilha a sua história com um amigo chegado. Um documentário feito na primeira pessoa, em jeito de entrevista, FLEE – A FUGA empurra os limites do género retratando a experiência de um refugiado através de uma animação, para apresentar um livro de memórias comoventes.


duração: 83'

classificação etária: M/12

imdb: https://www.imdb.com/title/tt8430054/ 

...

https://linktr.ee/Films4You

Sem comentários: