domingo, março 13, 2022

Maro: Vencedora do Festival da Canção (Portugal)



https://www.nit.pt/cultura/musica/maro-jovem-que-tocou-com-eric-clapton-e-que-venceu-o-festival-da-cancao

 "Nem sei bem por onde começar”, explicava Mariana Secca numa publicação no Facebook feita em maio de 2020, em plena quarentena. O texto vinha acompanhado de um vídeo onde, num ecrã dividido, começava a interpretar a emblemática “Tears in Heaven” de Eric Clapton. Do outro lado do ecrã, o próprio, de guitarra na mão como sempre, a acompanhar a portuguesa.

“Ao Eric: sei que não sou capaz de estar ao nível das tuas épicas gravações e performances, mas obrigado por me deixares tentar. Estou eternamente grata”, desabafava a artista que passou do anonimato para a maioria dos portugueses, para a fama ao vencer a final do Festival da Canção, na gala deste sábado, 12 de março. Agora, será a grande representante portuguesa na final do Festival Eurovisão da Canção.

Chama-se Mariana Secca, tem 26 anos mas começou a tocar aos quatro. Vai ser a grande representante nacional na Eurovisão.

    


Mariana tem 26 anos


A pequena colaboração com a lenda do rock fez parte de uma série de vídeos feitos na pandemia e partilhados no YouTube, onde MARO — o nome artístico que adotou — convidada vários amigos para interpretar temas em colaborações remotas. A música, porém, começou bem mais cedo para a jovem de 26 anos.



A paixão já corria na família. A avó é pianista, o pai toca alguns instrumentos e a mãe é professora de música. Naturalmente, começou a tocar também ela muito cedo. O piano começou aos quatro anos. Alguns anos depois, aprendeu sozinha a tocar guitarra. A voz foi um apoio instantâneo.


“Até ao nono ano, eles sabiam que não havia escolha [senão terem aulas de música]”, revelava a mãe, Cristina Brito da Cruz, em entrevista à “TSF”, sobre a educação musical dos três filhos. Enquanto os irmãos desistiram, Mariana Secca quis continuar o percurso, agora mais a sério.


Ainda ponderou ser veterinária, mas o talento falou mais alto. E se era para ser boa, teria que estar no melhor sítio. Foi assim que tentou e conseguiu entrar na prestigiada Berklee, em Boston, nos Estados Unidos. 

... 

TSF / Rádio

Sem comentários: