segunda-feira, março 14, 2022

Feira de Criatividade, comunicação e empreendedorismo nas Freguesias do Lumiar e Santa Clara em Lisboa

 A Alta de Lisboa recebe no próximo dia 19 de Março, a sua primeira Feira dedicada à Criatividade, Comunicação e Empreendedorismo: ComunicAlta que conta com mais de 30 bancas que espelham a criatividade emergente nas freguesias do Lumiar e Santa Clara. A feira apresenta trabalhos, parcerias e ideias em nome próprio, que saem diretamente das casas para a rua, como: artesanato caseiro, oficinas de costura e estética, não esquecendo o espaço para micro negócios já estabelecidos dentro do bairro.


Sendo um bairro multi-cultural, os comes e bebes ocuparão um espaço importante da feira, revelando-nos uma street-food atrativa para todos os visitantes experimentarem a gastronomia tradicional de Moçambique, Angola, Cabo-Verde, Venezuela e Índia.

Para animar a feira, para além de um insuflável, serão dinamizados ao longo de todo o dia diversos ateliers criativos para as famílias no Espaço Multimédia. A Associação Sempre Ligados promoverá a oficina “Pinta a tua T-shirt” com recurso a computadores e mesas digitalizadoras. Por sua vez, a Associação A Par dinamizará o "Atelier Criativo A PAR para Famílias".

No palco Espaço Mundo, programado pelos jovens da Associação Espaço Mundo, o cartaz contempla um programa de projetos musicais e dança, que nasceram no território da Alta, sobretudo no seio das associações. Na área da dança, poderemos assistir a demonstrações de Capoeira e Hip-Hop. Não irá faltar certamente os aromas da nova música urbana feita por jovens DJ´s do bairro, como o fenómeno Deejay Rifox e da cantora Vandex que recentemente entraram nas principais playlists das rádios nacionais com o tema “Cinderela”. 
 
...

Pedale até à Alta e aproveite para fazer uma revisão à sua bicicleta. A feira tem uma cicloficina dinamizada pela associação Cicloda no âmbito do Binas na Alta projeto financiado pelo programa Bairros Saudáveis.
 
Esta é também uma oportunidade para dar visibilidade às entidades que desenvolvem diariamente o seu trabalho na Alta de Lisboa com projetos como a Com Ponto - Atelier de costura Ameixoeira Criativa - promovido pela ALCC - Associação Lusofonia Cultura e Cidadania; a ARAL - Associação de Residentes do Alto do Lumiar que através do espaço Centro Periférico grava e divulga os artistas do bairro que também irão actuar no palco Espaço Mundo.

A ComunicAlta surge no âmbito do projeto LXCODE, financiado pelo programa Bip-Zip da Câmara Municipal de Lisboa, promovido pela Associação Espaço Mundo e Associação Sempre Ligados, em parceria com a Associação CLIPrd. O objetivo do evento passa por consolidar aprendizagens, onde os jovens da associação Espaço Mundo possam aplicar os conhecimentos adquiridos, nas várias formações que tiveram ao longo de 2021 em som, imagem, vídeo, redes sociais, empreendedorismo e fotografia.

A feira conta com o apoio da Junta de Freguesia do Lumiar e da Junta de Freguesia de Santa Clara e estão envolvidas na organização, juntamente com as promotoras: a Associação de Moradores do Per 11, o Centro Social da Musgueira, a ALCC - Associação Lusofonia Cultura e Cidadania, a ARAL - Associação de Residentes do Alto do Lumiar com o suporte do Corpo Europeu de Solidariedade e da Associação A Par.

Em plena Rua José Cardoso Pires, a ComunicaAlta fecha o transito por um dia, mas abre definitivamente o Bairro da Alta a toda a cidade de Lisboa. Venha viver um dia diferente e descubra o que Alta tem de melhor para oferecer.  

... 


...









Sem comentários: