terça-feira, março 08, 2022

Concurso "As imagens do Património" (Galiza e Portugal)


As boas práticas com o património imaterial


5º CONCURSO “AS IMAGENS DO PATRIMÓNIO”


Incorpora uma recolha de podcasts sobre as fotografias


 


Ponte...nas ondas! convoca para a quinta edição do Concurso “As imagens do património”, uma iniciativa que consiste em resgatar as fotografias a preto e branco dos álbuns familiares e revalorizar o seu significado relacionado com o património cultural imaterial. Os alunos devem redigir um texto escrito ou elaborar um podcast inspirado na imagem que se apresenta a concurso.

 


VOZES PARA AS IMAGENS


Há um local específico para os podcasts sobre as imagens. Uma forma de participar na que os alunos têm a oportunidade de perguntar às pessoas relacionadas com as fotografias e também de juntar as suas vozes.


O Concurso pretende que este património que se encontra depositado nas famílias, seja transmitido às novas gerações para que tenham um conhecimento das suas origens e do seu património. Com estas imagens terão acesso a uma boa parte de expressões culturais que já desapareceram ou que já são desconhecidas para os mais jovens.


O património imaterial é constituído principalmente por conhecimentos, técnicas, formas de organização ou de expressão coletiva juntamente com as manifestações festivas e familiares. Está localizado nas práticas da vida quotidiana que são realizadas pelo membros da sociedade e que têm nas famílias os núcleos básicos.


A cultura imaterial é aquela que é vivenciada pelas pessoas portadoras e como tal está documentada desde os inícios da fotografia. 


As imagens dos álbuns familiares contêm muitas destas manifestações e vivências que podem ser desconhecidas pelo jovens. Neste trabalho de transmissão e vivência das imagens é necessária o envolvimento da famílias para ajudar a compreender os contextos onde se produziram as expressões culturais documentadas.

 


O CONCURSO


Está dirigido às escolas da Galiza e de Portugal e também àquelas associações ou entidades que, sem direito a prémio, queiram participar.


As categorias contemplam as diferentes etapas dos sistemas educativos de Portugal e da Galiza.

 


No ano em que a UNESCO pode reconhecer o modelo Ponte...nas ondas! como boa prática com o património cultural imaterial, a associação cultural e pedagógica convoca a 5ª edição do concurso "AS IMAGENS DO PATRIMÓNIO".

Um concurso que tem tido um excelente acolhimento nas escolas e que já juntou mais dois mil trabalhos que estão disponíveis no portal: www.escolasnasondas.com. 

...

http://pontenasondas.org/ 

...



 

Sem comentários: