Os Fischer-Z e os Gun surgiram ambos no Reino Unido e agitaram o panorama da música rock, na Europa e não só, nas últimas décadas do século XX. Para muitos fãs, são referências deste género musical, com vários álbuns lançados ao longo dos anos. A 25 de outubro vêm tocar a Portugal.
O palco será o mesmo: o do Salão Preto e Prata, no Casino Estoril. Esta será uma noite imperdível para quem é fã de uma ou das duas bandas, com concertos que prometem percorrer alguns êxitos do seu vasto repertório.
Os Fischer-Z são considerados uma das bandas mais populares da New Wave desde finais dos anos 70 e inícios dos anos 80. À frente do grupo está o cantor, guitarrista e poeta John Watts, que o criou enquanto estudava Psicologia. Os vários estágios em clínicas psiquiátricas foram experiências que deram, desde logo, um toque singular nas temáticas das suas canções.
A banda britânica conta com sucessos como “Marliese”, “So Long” ou “The Worker”, considerados ainda hoje como retratos sociais dos anos 80, “verdadeiras fotografias sonoras de realidades que afinal perduram”, refere a nota de apresentação do evento. São músicas que estiveram nos tops e foram cartões da MTV, marcando uma época.
Ao longo de 40 anos, John Watts continuou a lançar músicas, tanto a solo como com os Fischer-Z. O mais recente álbum do grupo, “Triptyc”, saiu em abril deste ano. E, à semelhança de Taylor Swift ou Bryan Adams, regravou alguns dos seus maiores sucessos para continuar a beneficiar dos direitos gerados pela sua obra.
Os Gun, por ser lado, também regravaram hits como “Better Days”, “Don’t Say It’s Over” ou “Word Up”. Foi este o single que os estabeleceu como uma dos mais famosos grupos do Reino Unido e os levou a digressões com os The Rolling Stones, Bon Jovi e Def Leppard, por exemplo.
Em abril de 2024 lançaram um novo álbum, intitulado “Hombres”, que está a receber boas críticas juntos dos meios especializados. A Louder deu-lhe 4 estrelas em 5, a Distorted Sound Mag e a All About Rock atribuíram-lhe uma nota de 9 em 10. Há também vários títulos a apontá-lo como finalista para os melhores do ano.
A força do rock nos seus concertos é constantemente renovada pelas novas canções, pelas novas roupagens aos clássicos e pela simpática energia que a banda dos irmãos Gizzi partilha em palco.
As bandas vão apresentar-se no Salão Preto e Prata no dia 25 de outubro, pelas 22 horas. No total, o espetáculo terá cerca de 3h45. Os concertos estão classificados para maiores de 12 anos. Os bilhetes custam 40€ e pode adquiri-los online, no site da Ticketline.
Ler mais em:
...
Sem comentários:
Enviar um comentário