Catarina Lopes Vicente, Fernando Travassos, Isabel Cordovil, Maria Trabulo, Rodrigo Gomes e Tiago Madaleno são os seis nomes vencedores do concurso destinado a artistas com idades compreendidas entre os 25 e os 35 anos. No âmbito deste concurso, são adquiridas obras destes seis artistas num valor global de 48.000€, que passam a integrar a Coleção de Arte Contemporânea da Caixa Geral de Depósitos.
As candidaturas decorreram entre julho e setembro de 2023, sendo a decisão relativa aos nomes vencedores tomada pela Comissão de Aquisições da Coleção da CGD, composta por Emílio Rui Vilar, Presidente da Comissão de Aquisições da CGD; Catarina Rosendo, Historiadora de Arte e Curadora; Isabel Carlos, Curadora Independente e Crítica de Arte; Delfim Sardo, Curador e Administrador do Centro Cultural de Belém; e Nuno Faria, Curador.
A Culturgest - Fundação Caixa Geral de Depósitos é, desde 2006, responsável pelo estudo, gestão, divulgação e conservação das cerca de 1900 obras de arte da Coleção da Caixa Geral de Depósitos, incluindo pintura, escultura, desenho, fotografia, vídeo, instalação e gravura. Como gestora designada da Coleção da CGD, a Culturgest é também responsável pela elaboração da política de aquisições e pela sua execução criteriosa.
A Coleção da Caixa Geral de Depósitos espelha uma contemporaneidade abrangente e inclusiva. Este concurso de aquisição inaugura um novo capítulo na história da Coleção, abrindo portas às gerações mais novas com o objetivo de promover a sua consolidação e qualificação. Mais informação sobre a Coleção em https://www.culturgest.pt/pt/colecao.
Sem comentários:
Enviar um comentário