OS PROTEGIDOS é o novo espetáculo no TEC em acolhimento do grupo Teatromosca.
O TEC acolhe este espetáculo do grupo Teatromosca após a apresentação no Teatro Municipal Mirita Casimiro, há poucos anos, de A Trilogia Americana, um espetáculo por ano, reconhecendo o trabalho da companhia Teatromosca e a sua evolução coerente ao longo dos últimos anos.
"Os Protegidos", texto de Elfriede Jelinek, inédito em Portugal, baseado num acontecimento real - a presença em território austríaco, no final de 2012, de cerca de 100 refugiados de várias nacionalidades e em busca de asilo -, trata do modo displicente, cobarde e inadmissível como o Estado austríaco entendeu tratar esta trágica ocorrência, e o imediato e simultâneo enfurecimento de grupos de extrema-direita a propósito da presença em Viena desse conjunto de estrangeiros. O texto tem vindo a ser revisto pela autora, procurando, de certo modo, expandir o assunto da peça em direção a outros tempos da História da Humanidade, criando novas possibilidades de articulação com a matéria atual. O carácter reflexivo de todo o conjunto parece sustentar a ideia de que a humanidade pouco ou nada muda e não aprende com os seus próprios erros. Essencialmente a autora produz exposição de processos corruptores de que se servem os poderosos a nível mundial, fazendo uso da sua influência junto de outros, e a fim de alcançarem benefícios que de outro modo não teriam.
O espetáculo parte deste texto da aclamada autora austríaca, com tradução assinada por Anabela Mendes, que assume, igualmente, o papel de dramaturgista neste projeto, com encenação de Pedro Alves e banda sonora original, interpretada ao vivo pela violoncelista Joana Guerra. O trabalho assentará tanto sobre a linguagem e a desconstrução das convenções do drama (a unidade de tempo, lugar, ação, a fábula, as personagens, o diálogo etc.), criando invés uma espécie de orquestração de vozes, privilegiando ritmos e jogos de sonoridade musical e em que a linguagem entra em cena como “superfícies de texto”, seguindo algumas das noções do teatro pós-dramático de Lehmann, como refletirá sobre a heteroglossia proposta por Mikhail Bakhtin, a definição de chora para Julia Kristeva ou a teoria da presença defendida por Hans Ulrich Gumbrecht, expondo, de modo muito claro, um conjunto de questões políticas fracturantes que ensombra as sociedades contemporâneas.
OS PROTEGIDOS
de ELFRIED JELINEK
Tradução e Dramaturgia ANABELA MENDES
Direção Artística PEDRO ALVES
Banda Sonora original JOANA GUERRA
Cenografia PEDRO SILVA
Figurinos HELENA GUERREIRO
Direção de Movimento MARGARIDA BELO COSTA
Direção Vocal JOÃO HENRIQUES
Conceção de Vídeo e Realização RICARDO REIS
Direção Técnica e Desenho de Luz CARLOS ARROJA
Operação de Luz e Som DIOGO GRAÇA
Direção de Produção INÊS OLIVEIRA
Assistência de Encenação MARIA CARNEIR
Fotografia e Produção Executiva CATARINA LOBO
Produção TEATROmosca
Coprodução TEATRO NACIONAL S. JOÃO e THEATRO CIRCO DE BRAGA
Interpretação FILIPE ARAÚJO, CIRILA BOSSUET, RAFAEL BARRETO, MILENE FIALHO, CAROLINA FIGUEIREDO E JOÃO PEDRO LEAL
Duração estimada: 280 m | Classificação etária: M/16
TEATRO MUNICIPAL MIRITA CASIMIRO | 6ª e Sáb. 21h00 Bilhetes aqui.
Sem comentários:
Enviar um comentário