quinta-feira, novembro 30, 2023

VEIA - Elisa Rodrigues x Isabel Rato

 

...


...


 VEIA - Elisa Rodrigues x Isabel Rato

Com percursos bem vincados em nome próprio, Elisa Rodrigues e Isabel Rato são dois nomes distintos do panorama jazzístico nacional.

Ambas alcançaram destaque e reconhecimento imediatos com os seus discos de estreia.

Elisa Rodrigues foi considerada cantora revelação jazz com “Heart Mouth Dialogues”, dirigido por Júlio Resende, e Isabel Rato, tornou-se num dos nomes femininos mais relevantes da nova geração de compositores Jazz com “Para além da curva da estrada”.

Veia é o novo projecto a que se propõem juntas. Um duo feminino que surge de uma grande admiração mútua, da vontade de unir visões e deixar a empatia pessoal transbordar para o domínio da música. Com o jazz como ponto de partida assistimos a um espectáculo de Voz e Piano onde interpretam temas originais da sua autoria bem como se propõem a re-interpretar temas de Mário Laginha, Luis Barrigas, Nina Simone, The Police ou Elvis Presley. A que soam dois talentos tão distintos juntos? Onde é que as diferenças se tornam essenciais ao Equilíbrio e ao Movimento? Fluir. Talvez seja a premissa deste projecto. Da maneira mais livre possível.

Com uma sonoridade quente mas crua, na medida em que se foca no essencial, sem grandes distrações. Voz e piano apenas, num pulsar intenso.

O duo marcou a sua estreia em Outubro de 2018, contando já com concertos no Festival de Jazz de Galway na Irlanda, Festival Caldas Nice Jazz, Évora JazzFest, Ciclo de Jazz de Mafra, Festival “Aqui Há Jazz” Sesimbra, Cinema S. Vicente no Seixal, Festival “Wine and Jazz” Palmela, entre tantos outros.

 

Ficha Técnica:

Elisa Rodrigues — Voz

Isabel Rato — Piano 


...

Elisa Rodrigues - Voz

No Jazz, Elisa Rodrigues conquistou já o respeito da crítica e de uma pequena legião de fãs que a tornam numa das mais preciosas descobertas da música portuguesa dos últimos anos. Com o seu disco de estreia “Heart Mouth Dialogues”, a cantora portuguesa iniciou também o seu percurso por alguns dos mais prestigiados palcos nacionais como o Vodafone Mexefest, Cool Jazz Fest, Festival MED, Douro Jazz, entre tantos outros.

Inicia os seus estudos musicais em 1994, ao integrar-se na Escola de Música da Costa do Sol como membro do coro Pequenos Cantores do Estoril, sob a direcção de Teresa Lencastre (coro), Maria Repas (coro), Mário Marques (formação vocal), Stela Lalova (formação musical) e do maestro Nikolay Lalov (orquestra).

Em 1997, inicia aulas de guitarra. Com quinze anos, e algum contacto com repertórios clássicos, abandona os dois coros e começa a interessar-se pela linguagem jazzística, depois de frequentar pela primeira vez o workshop de música de Cascais leccionado por professores da JB Jazz.

Em 2003, entra para a Escola de Música Michel Giacometti onde frequenta aulas de guitarra e Ensemble, sob a direcção de João Rato. Dois anos depois inicia aulas de técnica vocal, com o professor Tiago Pereira Bastos.

A partir de 2007, inicia a participação como vocalista num projecto de nouvelle jazz e ELLE, em conjunto com José Dias (guitarra), Alcides Miranda (guitarra), Nuno Oliveira (baixo) e Alexandre Alves (bateria). Colaborou activamente com o pianista Júlio Resende e juntos criaram o grupo Elisa Rodrigues Quarteto, vindo a dar origem ao seu 1o disco “Heart Mouth Dialogues”.

O talento e carisma de Elisa Rodrigues despertou a atenção da famosa banda de culto britânica These New Puritans. Em 2013, Jack Barnett, líder dos These New Puritans, convidou-a para participar em “Field Of Reeds” e integrar a digressão mundial de apresentação do disco, actuando nos mais prestigiados palcos como o Barbican Centre em Londres ou o Hollywood Bowl em Los Angeles, na primeira parte do concerto de Bjork. Colabora também com Rodrigo Leão.

Em 2018, lança o seu álbum de originais “As Blue As Red” produzido por Luísa Sobral. Participou também no Festival da Canção com o tema “Não Voltes Mais” no ano de 2020.  

Atravessados os anos da pandemia, tem vindo a lançar um single por ano com a edição de um EP em Setembro de 2023, com o título “Até ao Sol” com as convidadas Rita Onofre e Joana Alegre. Esta é a primeira edição totalmente em português da cantora.   

Isabel Rato - Piano 

Compositora, arranjadora, pianista e produtora, com trabalho seguro junto de grandes nomes da música nacional, Isabel Rato é já um nome singular no panorama do Jazz em Portugal. Teve reconhecimento imediato do seu álbum de estreia em nome próprio, “Para Além da Curva da Estrada” editado em 2016, pela Editora Sintoma Records.

A compositora também lançou em 2019 o seu segundo disco “Histórias do Céu e da Terra” pela Editora Nischo Records, considerado pela revista jazz.pt como um dos melhores discos de jazz nacional de 2019.

Presentemente, apresenta-se ao vivo com o seu terceiro disco “Luz” que teve lançamento no dia 1 de Maio 2022, pela Editora Nischo. É vencedora também de Bolsa atribuída pela SPA (Sociedade Portuguesa de Autores) para a gravação de disco em 2023 de repertório português.

Com licenciatura em Piano Jazz na Escola Superior de Música de Lisboa, teve como seu mentor e professor o pianista João Paulo Esteves da Silva. Frequentou aulas também com pianistas e músicos mundialmente reconhecidos como: John Taylor, Fred Hersch, Enrico Pieranunzi, Joshua Redman, João Paulo Esteves da Silva, Mário Laginha, Hal Galper, Kenny Werner, Vardan Ovsepian e Albert Bover.

A pianista tem vindo a apresentar-se com o seu grupo de Jazz em várias salas e Festivais em Portugal como: Ciclo de Jazz do Entroncamento 2023; AlãoJazz Fest 2023 - Alenquer; Festival Causa/Efeito 2023; Festival Até Jazz - 1a edição 2022 (1a parte de Dave Weckl´s Band); Caparica Jazz 2022; Ciclo Respect - 2022, Hotclube de Portugal; “Festival Jazz AlémTejo 2022”; Festival “Ciclo de Jazz de Setúbal” 2022; “Festival Jazz tem Voz - 2021” (concerto Pedagógico); Festival “Guarda in Jazz” - 2021; “Noites Azuladas” Castelo Branco, 2021; Festival de Jazz Valado de Frades - 2021 (Concerto Pedagógico); Festival Internacional SeixalJazz 2020; Festival de Jazz de Bragança 2019; Festa do Jazz 2019; Festival de Jazz do Entroncamento 2019; Festival Wine and Jazz Palmela 2019; Auditório Municipal de Almada; Festival Internacional SeixalJazz 2018 (concerto pedagógico); Festival Spring On 2019 - Casa da Música, Porto; Auditório Municipal do Seixal; Festival de Jazz de Odemira 2018; Ciclo de Jazz de Setúbal 2017 e 2019; Auditório dos Oceanos, Lisboa; Hot Club de Portugal, Lisboa; Ciclo de Jazz em Mafra 2018; Jazz no Museu em S. Brás de Alportel; Centro Cultural de Cascais; entre muitos outros.

Tem o seu duo Veia com a cantora Elisa Rodrigues desde 2018.

Trabalha nos últimos anos como arranjadora para vários artistas.

Tem tocado com vários músicos na área do Jazz e música improvisada ao longo destes anos como João Barradas, Desidério Lázaro, Edgar Caramelo, Sofia Vitória, João Hasselberg, Elisa Rodrigues, Beatriz Nunes, Joel Silva, Jorge Moniz, João Lencastre, João Capinha, Pedro Madaleno, Edu Miranda, Nanã Sousa Dias, José Menezes, Bruno Pedroso, Luís Candeias, André Rosinha, entre outros.

Isabel Rato nasceu em Lisboa em 1981. Iniciou os seus estudos de piano com a Professora Julieta Boavida com apenas 5 anos. Frequentou aulas de ballet clássico e, desde cedo, apresentou-se em espectáculos de teatro, dança e música.

Aos 12 anos iniciou também o estudo de guitarra clássica e eléctrica em Cascais. Mais tarde prosseguiu os estudos de piano na área da Música Clássica e Improvisada, Guitarra Clássica, Teoria, Harmonia, Voz, Coro e História da Música. Mais tarde, estudou piano com a professora e concertista Maja Stojanovska. Estudou também canto com a professora e cantora Paula Oliveira.

Desde os 18 anos que se apresenta profissionalmente como pianista e teclista de vários grupos e artistas do panorama musical português dos quais se destacam: Despe e Siga, Linha da Frente, Mikkel Solnado, Samuel Quedas, Chen Liony, Carolina Deslandes, entre muitos outros. Já partilhou o palco com nomes como Maria João e Mário Laginha, Luís Represas e Corvos. No “The Voice” da RTP tocou com vários artistas destacando Daniela Mercury e Rui Reininho.

Enquanto professora, lecciona as disciplinas de piano Jazz e piano Clássico em várias scolas na região de Lisboa como: Escola de Jazz do Hot Clube de Portugal; e Escola de Música Michel Giacometti em Cascais. 

...

Agência "Roots and Rhythms" 



Sem comentários: