terça-feira, novembro 28, 2023

Autechre atuam pela primeira vez em Portugal em abril de 2024

 

"Atuando na escuridão total, a dupla eletrónica improvisa um concerto de percussão fragmentada com acordes em cascata que fazem vibrar todo o auditório." (The Guardian)


Autechre - dupla de música eletrónica composta por Rob Brown e Sean Booth - vem pela primeira vez a Portugal, à Culturgest, em Lisboa, no dia 12 de abril, do próximo ano. Com mais de 30 anos de carreira, a dupla tem sido um dos projetos mais proeminentes da eletrónica contemporânea e um dos nomes de referência da editora Warp, onde também editam desde os anos 1990 os igualmente consagrados Aphex Twin, Boards Of Canada ou Squarepusher.

Pioneiros na exploração de paisagens sonoras únicas e complexas, o som dos Autechre transcende categorias tradicionais, fundindo elementos de IDM (Intelligent Dance Music), música ambiental, glitch e techno. A sua discografia tem sido sempre acompanhada com um escrutínio raro, dedicado apenas a quem habitualmente nos vai surpreendendo e desafiando expetativas, inspirando uma geração de músicos a romper barreiras e experimentar com a forma e o conteúdo musical.

Ao longo de sua carreira, a dupla britânica permaneceu sempre fiel à sua abordagem experimental e de vanguarda da música eletrónica, recusando-se a comprometer a sua visão artística em busca de acessibilidade comercial. Essa visão e integridade artísticas rendeu-lhes uma base de fãs dedicada, com as suas raras atuações ao vivo a contribuírem para que tenham ascendido a um nível de culto que poucos projetos actualmente têm.

Nos últimos anos, os Autechre têm tocado em salas onde existe pouca ou nenhuma informação visual, o mais próximo possível da escuridão total, amplificando deste modo a mente do público para um total mergulho nas suas trepidantes composições sinestésicas. Também por isso, este é um concerto especial que desafia os nossos sentidos. E a julgar pela longa ausência dos palcos portugueses, esta estreia pode ser um momento irrepetível para podermos testemunhar a contínua importância dos Autechre nas franjas mais irreverentes da nossa cultura.

A pedido da dupla, também a sala da Culturgest estará o mais próxima da escuridão total possível. Serão ativados todos os protocolos de segurança necessários e previstos por lei.

Os bilhetes custam 30€ (preço único) e estão à venda na Culturgest e na rede Ticketline.

 

Sem comentários: