quarta-feira, março 09, 2022

Teatro: Competição de improviso no Coliseu de Lisboa

 

Campeonato Mundial de Improviso 2022
15 e 16 de Abril no Coliseu dos Recreios
 
O Coliseu de Lisboa recebe em estreia absoluta em Portugal, o 1º Campeonato Mundial de Improviso.

6 seleções nacionais provenientes de Portugal, Espanha, Itália, Colômbia, México e Brasil, irão defrontar-se no palco do coliseu em busca do título supremo de Campeão Mundial 2022.

Em competição estarão alguns dos mais conceituados improvisadores da atualidade, que através de cenas improvisadas tentarão ganhar o voto do público e obter a maior pontuação possível.
Tudo isto gerido pelo implacável apito de um dos melhores árbitros do momento e dois jurados internacionais.





Programa

15 de abril
Semifinal

As hostilidades abrem dia 15 de abril com a primeira ronda de embates entre todas as equipas participantes. A pontuação obtida nesta semifinal acumula para a final e será decisiva na eleição do Campeão do Mundo 2022.
A semifinal contará ainda com a atribuição dos prémios de Melhor Improvisador, Melhor Cena Improvisada e Melhor Beijo.

16 de abril
Final

Dia 16 de abril decide-se o título de Campeão do Mundo 2022.
As equipas entram em palco com a pontuação acumulada na semifinal e cada embate poderá ser decisivo na manutenção ou não do lugar atingido previamente.
Após a ronda entre todas as equipas, apenas as duas mais pontuadas terão acesso ao Duelo Final, no qual se decidirá a seleção campeã do mundo. 

...

 
 
Instantâneos
 
Os Instantâneos são um coletivo artístico fundado em 2011, com o intuito de investigar, pesquisar e promover a improvisação teatral enquanto arte performativa de vanguarda.
É neste âmbito que ao longo do seu percurso, os Instantâneos foram responsáveis por alargar as fronteiras conceptuais desta arte e produziram mais de uma dezena de projetos inovadores, que se afirmaram pela sua originalidade estética e maturidade artística.
A diversidade de competências curriculares, de cada um dos componentes do coletivo, constitui também uma mais valia para o processo criativo interno, permitindo a inclusão de elementos transversais à linguagem teatral, diversidade conceptual e variedade performativa.
O trajeto dos Instantâneos é também alicerçado na constante formação técnica e teórica, secundada por um conjunto de professores nacionais e internacionais.
É neste contexto que surge a ideia de produzir, em 2012, a primeira edição do Espontâneo – Festival Internacional de Teatro de Improviso. A inicial união de esforços com diversos congéneres europeus, abriu a porta à expansão deste projeto único em Portugal e que tem feito um percurso que o afirma como um dos maiores festiyais europeus de improviso.
Os Instantâneos contam também com um vasto rol de participações em festivais internacionais de improviso teatral entre os quais se destacam o FESTIM - Festival Internacional de Improvisacion de Madrid, o Wurzburg ImproTheatre Festival (Alemanha) e o Encuentro Nacional de Improvisación – Zaragoza Improvisa.
A nível nacional marcaram presença em festivais como o FITIJ Festival Internacional de Infância e Juventude (Santarém), Amo-Teatro (Funchal), Festival de Teatro de Rua (Chaves), Muscarium (Sintra), entre outros.
Contribuíram para a primeira publicação académica dedicada ao teatro de improviso em língua portuguesa, “O Corpo no Teatro de Improviso” do autor brasileiro Zeca Carvalho e foram responsáveis pela tradução do livro do conceituado improvisador argentino Omar Galván, “Yes But, A Impro e a Sua Encruzilhada”.
 
 

Sem comentários: