quarta-feira, março 20, 2024

MirAnda apresenta novo disco Uma Mulher na Cidade no dia 18 de Maio no B.Leza

 20 de Março/ Casa do Comum, Lisboa

5 de Abril/ Lyon, França

18 de Maio/ B.Leza Club, Lisboa

24 de Setembro/ Teatro São Luiz, Lisboa 


...


(…) Há regressos que valem como novidades, quase estreias. Mas significam mais quando percebemos que a ausência pública foi, afinal, um período de pesquisa, de trabalho, de engrandecimento. Se MirAnda já era a componente mais inquietante e sedutora dos OqueStrada, em “Uma Mulher na Cidade" vamos descobri-la a assumir a condução plena do que se passa. E não é pouco…”


 


João Gobern

(Antena 1 / Rádio)


 


Marta Miranda, natural de Lisboa, mas criada entre o Alentejo e o Algarve, é uma artista multifacetada, residente em Almada, mas também com os olhos na outra margem, Lisboa, por onde caminha sempre que atravessa o rio Tejo. O seu percurso artístico começou na Escola Profissional de Artes e Ofícios do Espetáculo, conhecida como Chapitô, e floresceu como vocalista da banda OqueStrada a partir de 2002.


 


OqueStrada, sob a sua direcção musical, criou um estilo único chamado “FadoBeat", que mescla influências do fado português, batidas afro-brasileiras e hip-hop. O sucesso da banda levou-os a tocar em festivais e prestigiadas salas por toda a Europa, culminando no convite, único até hoje a uma banda portuguesa, para actuarem na gala/ concerto do Prémio Nobel da Paz em Oslo, em 2012. 


 


Além de sua carreira musical, Marta Miranda destacou-se como diretora artística através da criação de vários espetáculos como Fadiagem e projetos como A Incrível Tasca Móvel, que representou Lisboa no LA MERCÈ 2018 em Barcelona. A sua contribuição cultural também incluiu a direção da Tasca Beat do Rosário, um local emblemático em Lisboa que promovia a arte, a música e o convívio.


 


Após o sucesso com OqueStrada, Marta Miranda embarca num caminho a solo como MirAnda. O seu álbum de estreia, Uma Mulher na Cidade, que é uma alusão ao disco Um Homem na Cidade de Carlos do Carmo de 1977, reflete a diversidade musical e cultural de uma Lisboa cosmopolita, explorando influências que vão desde o fado até o funaná, passando pelo desert blues e pela cumbia argentina. O disco conta com a colaboração de talentosos artistas de todo o mundo, unidos pela sua paixão pela cidade e a que MirAnda chama de "Os Amantes de Lisboa", fazendo assim referência ao filme Os Amantes do Tejo de 1955, com Amália Rodrigues como protagonista.


 


O álbum Uma Mulher na Cidade, lançado pela editora alemã Jaro Medien, alcançou destaque no Transglobal World Music Chart e foi considerado pela German Record Critics’ Award Association como o melhor álbum de World Music no último trimestre de 2023.


 


A seleção do repertório deste disco divide-se entre fados e composições originais, num total de 10 temas. No fado, MirAnda deu destaque aos compositores e à diversidade de estilos, como Alain Oulman e Artur Ribeiro, que representam duas estéticas e linhagens distintas dentro deste género musical. Na produção do disco está Alê Siqueira, multipremiado com 3 Grammys e produtor de artistas como Caetano Veloso, Os Tribalistas ou Elza Soares. 


 


O lançamento oficial do álbum, marcado para 18 de Maio no B.Leza, será um encontro da diversidade cultural e musical de Lisboa com a presença de MirAnda (voz), Simone Carugatti (Guitarra e Ukulele), Ganso (programações) e vários outros músicos convidados que contribuíram para o disco.


 


“Conto Contigo” é o primeiro single, lançado com videoclipe filmado nas ruas da cidade onde MirAnda se cruza com as pessoas e as sonoridades que a inspiram. Neste caso, a composição, a letra da canção e a inspiração são de Joana D’ Água. É um daqueles temas que expressam bem o que João Gobern diz do disco: “fazendo de Lisboa o centro nevrálgico e magnético, dá mesmo a volta ao mundo, guiando-nos por caminhos inesperados e insuspeitos, mas que acabam por representar os reflexos da vontade de personalizar e de transformar tantas escolas e tantas formas musicais.” 


...

Spotify



 

Sem comentários: