segunda-feira, abril 24, 2023

Jazz ao Centro Clube comemora o 20º aniversário com programação especial

 

...

https://www.jazzaocentroclube.pt/ 

...

Jazz ao Centro Clube comemora o 20º aniversário com programação especial 

A associação sem fins lucrativos Jazz ao Centro Clube comemora o seu 20º aniversário entre os dias 28 e 30 de abril, com uma programação especial que se divide entre a sua casa, o Salão Brazil, o Convento São Francisco e o Colégio da Graça - Liga de Combatentes, em Coimbra. 


A associação de Coimbra foi formalizada a 30 de Abril de 2003, data que, deste novembro de 2011, a UNESCO instituiu como Dia

Internacional do Jazz. 


O JACC cedo se tornou um pólo de dinamização da cena jazzística a nível nacional. Primeiro com a jazz.pt (cujo primeiro número foi lançado em 2005), depois com o Festival Itinerante Portugal Jazz (a partir de 2007).

A editora JACC Records nasceu em 2010 e, passados dois anos, em outubro de 2012, o Jazz ao Centro Clube encontrou finalmente a sua "casa" na Baixa de Coimbra, adquirindo o trespasse do Salão Brazil.


Para José Miguel, Presidente do JACC, desde 2013, "a história dos últimos 10 anos é marcada por uma expansão dos interesses do JACC, assumindo a promoção e divulgação da cultura musical como missão e, também, um interesse na articulação com outras disciplinas artísticas e um compromisso com os territórios e comunidades onde intervém.

Os próximos anos serão marcados pelos projetos de alcance Europeu (dos quais o MATE, lançado publicamente na semana passada) é um excelente exemplo e pela vontade de garantir o reforço do papel do Salão Brazil, enquanto pólo dinamizador da atividade sócio-cultural na Cidade de Coimbra."

Na comemoração destes 20 anos de actividade, a JACC terá na sua programação nomes de alguns dos artistas mais importantes do panorama musical nacional e internacional, como Aruán Ortiz Trio, Ricardo Toscano Trio, Godua e Marcelo dos Reis "Flora". 

...

Apoio:

Rádio Universidade De Coimbra

https://www.ruc.pt/

Sem comentários: