sábado, abril 22, 2023

Carla Visi - Canta Clara Nunes - 28 de abril - Lisboa

 


...

 
Sony Music 



 ...

Carla Visi presta homenagem à cantora Clara Nunes falecida há 40 anos

Para homenagear a cantora Clara Nunes, no aniversário de 40 anos de sua morte, Carla Visi realiza concertos e relembra o álbum “Pura Claridade – Um Tributo a Clara Nunes”, que completa 10 anos do seu lançamento. Considerada uma das maiores intérpretes do Brasil, Clara contribuiu para a valorização da arte, da cultura e da musicalidade de matriz africana e afro-brasileira no país. Ela faleceu na madrugada de 2 de abril de 1983, aos 40 anos, após complicações de uma cirurgia para retirar varizes.

Nascida em 1942, no município de Caetanópolis em Minas Gerais, Clara faria 80 anos no ano passado, juntamente com grandes nomes da música brasileira como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Milton Nascimento e Paulinho da Viola. Mesmo iniciando a carreira interpretando boleros e sambas-canção, alcançou o reconhecimento do público e da crítica cantando, em plena ditadura militar, a cultura negra e a religiosidade de matriz-africana. Nos anos 70, ajudou a colocar o samba nas paradas de sucesso e atingiu vendas expressivas para o mercado fonográfico brasileiro a partir do álbum Alvorecer (1974), disco em que aparece na capa com a imagem estilizada de baiana. Em toda a sua carreira, vendeu ao todo 4,4 milhões de discos.

Clara Nunes esteve presente em grandes momentos da música popular brasileira. Em 1973, participou no concerto “Poeta, moça e violão”, ao lado de Vinicius de Moraes e Toquinho, e do musical “Brasileiro, profissão esperança”, com o ator Paulo Gracindo e direção de Bibi Ferreira. Entre os seus grandes sucessos estão “O mar serenou”, “Tributo aos orixás”, “Portela na Avenida”, “Canto das três raças”, “Menino Deus”, “Nação”, “Guerreira”, “Morena de Angola” e “Feira de Mangaio”.

Pura Claridade - O álbum “Pura Claridade”, lançado pela Sony Music em 2013, celebra Clara Nunes e conta com seis participações especiais: Paula Fernandes ("Dia de esperança"), Thiaguinho ("Tristeza pé no chão"), Péricles (“Canto das três raças"), Xande de Pilares ("Coração leviano"), Daniela Mercury ("Morena de Angola") e Pinha ("Ê baiana"). O disco é composto por 17 faixas com duas músicas em homenagem a Clara ("Mineira" e “Um ser de luz”) e outras de cada LP lançado pela intérprete. O trabalho contou com arranjadores de renome como Rildo Hora, Jota Moraes, Pezinho, Didi Pinheiro e Izaias Marcelo (que assinou a produção). 

Quem se lembra da energia de Carla Visi à frente da banda Cheiro de Amor cantando "Vai sacudir, vai abalar", "Quixabeira", "Dança da sensual", "Aviãozinho" e tantos outros sucessos, vai ouvir e sentir a desenvoltura da artista cantando samba. "Pura Claridade é uma linda homenagem a duas cantoras. A Clara, mineira mais baiana do Brasil que nos deixou no dia 2 de abril de 1983, e a minha mãe Iná, que faleceu no dia 4 de abril de 2003, uma grande sambista que me ensinou muito sobre a arte de cantar", diz-nos Carla.

Concertos – Em homenagem a Clara Nunes, Carla Visi sobe ao palco em Lisboa, dia 28/04, no Espaço UCCLA (Casa da América Latina) com a banda composta por Luiz Antônio Gomes, Marcio Dhiniz, Ximbinha Mamede, Cristiano Ferreira, Jeff Negreiros, Felipe Figueiredo. No repertório estarão as canções do disco “Pura Claridade” e outros grandes sucessos da mineira mais baiana do Brasil.

Lisboa
Show Clara por Carla – 10 anos de Pura Claridade
Local: Auditório da UCCLA
Casa das Galeotas, Av. da Índia 110 Lisboa. 
Dia: 28/04/2023
Hora: 20:00
Bilhete: 10 euros 

...


Sem comentários: