quinta-feira, março 23, 2023

Como o altruísmo pode trazer mais sentido às nossas vidas, lançamento do novo livro de Raul Manarte "O altruísmo não existe"


 

Lisboa, 9 de março de 2023 – «Se achas que o altruísmo é só para os santinhos ou aspirantes a Madre Teresa de Calcutá, deixa-me dizer-te já duas coisas: primeiro, estás completamente enganado e, segundo, nem imaginas o que andas a perder. O altruísmo não só faz bem aos outros como também é muitíssimo benéfico para quem o pratica.» Quem o afirma é Raul Manarte, psicólogo especialista em crise e catástrofe e uma das maiores referências no país em ativismo e trabalho humanitário, de quem a Contraponto irá publicar a 23 de março o livro O Altruísmo não Existe.

Depois de várias missões humanitárias em países como Moçambique (Cabo Delgado), Grécia (Moria), Ucrânia e Sudão do Sul, Raul Manarte decidiu escrever este guia de ação para voluntariado, trabalho humanitário e ativismo, que ajudará a melhorar o modo como ajudamos os outros. Um livro que alia a investigação mais recente em psicologia à experiência de anos de intervenção em situações de catástrofe e que mostra como o altruísmo pode trazer mais sentido às nossas vidas. Inclui testemunhos de outros ativistas e trabalhadores humanitários, 

 

Sobre o livro

Aliando a sua formação científica ao conhecimento prático de anos de trabalho humanitário, Raul Manarte, ativista e psicólogo especializado em intervenção em situações de crise e catástrofe, mostra como o altruísmo pode trazer mais sentido às nossas vidas. Neste livro, que é também um guia de ação para voluntariado, trabalho humanitário e ativismo, encontrará uma extensa lista de recursos que lhe permitirão aumentar, diversificar e melhorar o impacto dos seus comportamentos e gestos de altruísmo. Recorrendo ainda a testemunhos de outros trabalhadores humanitários e ativistas como ele, o autor mostra-lhe como procurar fazer do mundo um lugar melhor pode ser gratificante e contribuir para o seu bem-estar.

 

Sobre o autor

Raul Manarte (Porto, 1982) exerce Psicologia há duas décadas no SNS e em clínica privada. Teve a primeira experiência de trabalho humanitário em 2016 e desde então nunca mais parou. Enquanto psicólogo especialista em crise e catástrofe, conta já com várias missões em Moria, Guiné-Bissau, Índia, Moçambique, Bolívia, Brasil, Ucrânia e Sudão do Sul. É gestor de atividades de saúde mental nos Médicos Sem Fronteiras.

Músico formado na Escola de Jazz do Porto, é membro fundador do grupo de percussão be-dom e lançou-se recentemente numa carreira em nome próprio. No videoclipe de «Moria», um dos temas que compôs, registou as condições sub-humanas do campo de refugiados onde trabalhou. «Na Bissau», tema sobre a mutilação genital feminina e o tráfico infantil, integra uma campanha da sensibilização da ONU.

As suas viagens pelo mundo têm-se refletido na arte da fotografia, a que se dedica como meio de testemunho e de criação. É doutorando da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, com uma tese sobre Aconselhamento em Saúde. Vive no Porto, cidade de gente acolhedora e genuína a que chama Casa.

 


 

«Este é um livro difícil de definir, o que o torna fácil de ler e compreender. Raul Manarte apaga as fronteiras de géneros literários, em nome da clarividência. Mas eu vejo O Altruísmo não Existe como uma espécie de ensaio à Malcolm Gladwell, convocando saberes, opiniões e experiências diversas para agarrar o conceito até às últimas consequências. Analisa as raízes históricas, filosóficas, sociológicas, psicológicas e até fisiológicas do altruísmo, para chegar ao seu corolário lógico: o ativismo. É simultaneamente um estudo e um guia para a ação.

Leitura obrigatória para quem, através do voluntariado, da ação cívica, do envolvimento com a comunidade, queira partir para uma vida com mais sentido.»

Paulo Moura, repórter e docente universitário

 

Sobre o livro:

Género: Ciências sociais e humanas / Psicologia | Formato: 15 x 23,5 cm| N.º de páginas: 256 | PVP:

17,70 €| ISBN: 9789896663810 | Data de publicação: 23 de março de 2023 

...

https://Brain.com.pt

Sem comentários: