quarta-feira, novembro 23, 2022

José Afonso - "COM AS MINHAS TAMANQUINHAS" EDITADO EM PORTUGAL E ESPANHA, DIA 25 DE NOVEMBRO DE 2022, EM VÁRIOS FORMATOS (CD, LP E DIGITAL - pela primeira vez)

 


"COM AS MINHAS TAMANQUINHAS" EDITADO EM PORTUGAL E ESPANHA, DIA 25 DE NOVEMBRO DE 2022, EM VÁRIOS FORMATOS (CD, LP E DIGITAL - pela primeira vez)

O clássico álbum de José Afonso “Com as Minhas Tamanquinhas” é editado em CD, LP e Digital – pela primeira vez em todas as plataformas de streaming e download – no dia 25 de Novembro de 2022. Em Espanha, será distribuído pela Popstock com um lançamento especial através da Nordesia na Galiza, com apresentação na Cultural em Pontevedra dia 26. Em Portugal, será celebrado na Casa da Cultura em Setúbal no dia 27 de Novembro. Este momento de celebração irá também expor o trabalho gráfico e de ilustração de João Azevedo, autor da capa do álbum, cujas peças estão também na origem das novas capas dos singles digitais do álbum “Com as Minhas Tamanquinhas”. 

...

“Em toda a parte baqueia a muralha imperialista”. Começa assim o álbum Com as Minhas Tamanquinhas, de José Afonso, que vê novamente a luz do dia a 25 de novembro próximo, pelo selo Mais5.

Estávamos em finais de 1976, prestes a chegar ao fim dessa experiência maior da nossa vida política e cívica coletiva que foi o PREC; naquele início d’Os Fantoches de Kissinger, a mensagem das lutas internacionais que pareciam fazer vacilar o imperialismo era sobretudo o mote para um alerta face aos verdadeiros desafios que se nos colocavam: “Mas aqui também semeias / No pátio da tua fábrica / No largo da tua aldeia / A fome, a prostituição / São filhas da mesma besta / Que Kissinger tem na mão”. Aqui – e também mais à frente, em Teresa Torga: “Mulher na Democracia não é biombo de sala” – Com as Minhas Tamanquinhas expressa bem o humanismo universalista incondicional de José Afonso.

Gravado em Portugal, no seio do grupo com que então José Afonso trabalhava – e que incluía Fausto, Júlio Pereira, Vitorino, José Luís Iglésias ou Quim Barreiros -, Com as Minhas Tamanquinhas é um retrato vivo do período pós-revolução e do que lhe antecedeu: a libertadora mobilização comunitária, cantada em Índios da Meia Praia ou na Chula da Póvoa - sem filtros nem tibiezas sobre de que lado estava o cantautor. O conjunto de composições deste álbum de JoséAfonso brota da sua genial criatividade para, mais uma vez, fundir as suas diferentes facetas e influências, oferecendo-nos algumas das suas mais fortes criações de world music - como Em
Terras de Trás-os-Montes ou a já falada Os Fantoches de Kissinger.

Esta nova edição de Com as Minhas Tamanquinhas, lançada pela Mais5 - com mais uma remasterização certeira de Florian Siller e o retratamento visual de João Morais sobre a arte gráfica original de João Azevedo –, traz para os nossos dias um álbum muito criticado aquando da sua primeira edição, mas que o próprio José Afonso considerava um dos seus melhores.

Cada um poderá, agora, fazer a sua audição crítica, em CD, vinil, ou digital, disfrutando do prazer de uma edição de excelência.

A Mais5 é distribuída pela One Level:UP Distribution, a primeira empresa de distribuição digital nacional, associada à MERLIN Network e à AMAEI - Associação de Músicos Artistas e Editoras Independentes; e pela Popstock em Espanha.
 
A Mais 5 continuará em 2023 este ciclo de edições, com distribuição também na Alemanha, França e EUA. 

...



Sem comentários: