sexta-feira, novembro 18, 2022

Jogo Cruzado (Música e cinema) na Culturgest

 O segundo volume do Jogo Cruzado junta Jeanette Muñoz com Odete e Matmos com Dicky Bahto. Jogo Cruzado volta a cruzar música e cinema e está disponivel online a partir de dia 20 de novembro, às 21:00, nas plataformas online da Culturgest, do gnration e no Canal180.

...

20 NOV 2022 - DOM 21:00

Online Cinema Música

JOGO CRUZADO

Um encontro entre a música e a imagem

Online - Culturgest, gnration +

Canal180 

...

Canal180, Culturgest e gnration voltam a juntar-se para o segundo Jogo Cruzado. Este jogo parte de dois pontos: um filme de um cineasta serve de inspiração para uma banda sonora, ao passo que uma composição musical é o ponto de partida para a criação de uma curta-metragem.


A disciplina inventada que cruza música e imagem contou com um primeiro volume lançado no passado mês de junho que reuniu Surma, Gemma Green-Hope, Jim O'Rourke e Lois Patiño como autores convidados. Desta feita, o Jogo Cruzado regressa com um segundo volume no próximo domingo, dia 20.


A proposta consiste na entrega da curta-metragem da cineasta Jeanette Muñoz a Odete para a criação de uma banda sonora e, em simultâneo, na entrega de uma composição musical do duo Matmos a Dicky Bahto para que crie uma curta-metragem a partir da mesma.


Um jogo em que os artistas dão continuidade ao processo criativo de outros e em que se explora o modo como as narrativas e os formatos se podem influenciar mutuamente. Jogo Cruzado convida o público a assistir ao resultado de um exercício criativo em que os trabalhos produzidos em sequência artística são vistos em conjunto, ganhando novos significados.


A segunda edição do Jogo Cruzado estará disponível a partir de dia 20, às 21:00, nas plataformas online da Culturgest, do gnration e no Canal180.



SOBRE OS ARTISTAS

Jeanette Muñoz


Nascida em Santiago de Chile, Jeannette Muñoz é uma realizadora de cinema experimental que trabalha maioritariamente com película de 16mm. Estudou Artes visuais na Faculdade de Artes da Universidade do Chile e atualmente vive entre Santiago (Chile) e Zurique (Suíça). Os seus filmes foram exibidos em vários festivais e galerias como Centro de Bellas Artes Madrid, S8 Mostra de Cinema Perisférico, New York Film Festival, Rotterdam FF Spektrum, Images Film Festival Toronto, Media City Film Festival Ontario Canada, Arsenal-Berlin, Ourense Film Festival, Festival Punto de Vista Pamplona, CGAI Centro Gallego de Artes da Imaxe, Xcèntric CCCB Barcelona, entre muitos outros.

 


Odete


Odete, artista multidisciplinar, desenvolve uma obra que opera nos domínios da música, artes visuais, performance e teatro. Ao longo dos tempos tem apresentado criações em diferentes espaços e contextos, do Teatro São Luiz ao MAAT, passando ainda pelos festivais DDD (Dias da Dança) e Iminente. Lançou vários discos entre 2018 e 2020, compôs para espetáculos e cinema, colaborou como performer em várias peças, apresentou exposições em nome próprio e lançou o seu primeiro livro de poesia intitulado The Elder Femme and other Stone Writings.

 


Matmos


Matmos é um duo de música eletrónica experimental, formado por Martin Schmidt e Drew Daniel. Ativos desde 1995, trabalham regularmente com vários artistas tanto nos seus discos como nas performances ao vivo. Das inúmeras colaborações destaca-se a parceria com a artista islandesa Björk, nos discos Vesperten (2001) e Medúlla (2004). Em 2022, lançaram o seu 13º disco Regards/Ukłony dla Bogusław Schaeffer. Neste trabalho, o duo explora o trabalho eletroacústico do músico e compositor polaco Bogusław Schaeffer.

 


Dicky Bahto


Dicky Bahto é um artista que trabalha com fotografia, filme, som e performance. Expõe regularmente em museus, galerias, microcinemas, festivais de cinema, e espaços alternativos. Dos seus projetos mais recentes destacam-se um filme para Liz Harris, uma realização em vídeo de Mieko Shiomi’s Mirror Piece para uma exposição no The Getty Museum, videoclips para músicas de Sarah Davachi, Nite Jewel, Raum, Grouper, Chuck Johnson e Ashley Bellouin & Ben Bracken e uma instalação no Time-Based Arts Festival em Portland de diapositivos de 35mm. 

...

Lisboa

Rua Arco do Cego, 50

1000-300

(+351) 21 790 54 54


Bilheteira

culturgest.bilheteira@cgd.pt

(+351) 21 790 51 55

Porto

Avenida dos Aliados 104

4000-065 Porto

(+351) 22 209 81 16 

...

Culturgest - Fundação Caixa Geral de Depósitos 

Sem comentários: