quinta-feira, setembro 29, 2022

Mumi 2022

 

Os espectáculos de Omiri e Xosé Lois Romero & Aliboria protagonizam o concerto de abertura do MUMI 2022

A organização aposta em duas propostas cénicas que põe o foco na experimentação a partir das raízes da música.

          

O projeto galego de Xosé Lois Romero & Aliboria e o artista português Omiri, subirão ao palco do Jardim Municipal de Valença amanhã quinta-feira dia 29 de setembro às 21 horas, para oferecer dois espectáculos que se centram nas músicas de raiz. Uma aposta que a organização entende como necessária de promover a música tradicional interpretada a partir de uma visão contemporânea, como forma de garantir o seu futuro; uma tradição mais viva do que nunca, que está a conseguir posicionar as músicas de raiz dos dois territórios na vanguarda da experimentação e nas listas de reprodução.

 

Xosé Lois Romero & Aliboria vai-nos apresentar as novas canções publicadas neste 2022. Mais de uma dúzia de músicos, armados só com a sua voz e a percussão tradicional galega; percussões clássicas de pandeiros, pandeiretas ou bombos, e percussões populares que se usavam na Galiza no principio do século XX: latas, chaves, panelas, ou ferramentas de cultivar a terra. As vozes, todas femininas, harmonizam de um jeito tão sensível como selvagem. Como se um coro da igreja cantasse a "haka" da seleção de rugby da Nova Zelândia. 

 

Por outro lado, o português Omiri mistura musicas e paisagens sonoras de Portugal  inteiro num mesmo espectáculo. Projetando vídeos com gravações de campo manipuladas para servir de base musical à composição e improvisação de Vasco Ribeiro Casais, recuperam-se praticas musicais já esquecidas, fazendo-as acessíveis à cultura dos nossos dias, sincronizando formas e musicas da tradição rural portuguesa. Nos últimos anos Omiri consolidou-se como um dos projetos musicais mais internacionais de Portugal, levando a cultura portuguesa às principais salas e festivais do mundo. Ao vivo, Vasco Ribeiro Casais atua com duas bailarinas que dão coração às coreografias de Filipa Peraltinha numa mistura de Hip-Hop, dança contemporânea e tradicional. 

O concerto está aberto ao público em geral com entrada livre. 


...


https://mumimusicas.eu

Sem comentários: