quinta-feira, setembro 22, 2022

Festival Jazz ao centro


 

O Festival Jazz ao Centro, que está a comemorar a sua 20ª edição, apresenta um cartaz que se estende ao longo de um mês - de 22 de setembro a 23 de outubro - e irá decorrer em 7 espaços da cidade de Coimbra como a Casa das Artes Bissaya Barreto, o Convento São Francisco, as antigas instalações da Coimbra Editora (actualmente propriedade da Critical Software), o Museu Nacional Machado de Castro, o Salão Brazil, o Seminário Maior e o Teatro Académico de Gil Vicente. O Festival é co-organizado pela associação Jazz ao Centro e pela Câmara Municipal de Coimbra. 

Do solo ao grande formato, da intrincada composição à improvisação livre, dos veteranos quase centenários aos jovens talentos nos seus “vinte e poucos”, a vigésima edição do Festival Jazz ao Centro resume na perfeição o caminho até agora percorrido: oferecer um olhar (necessariamente incompleto) sobre a riqueza e diversidade do Jazz feito nos dias que correm, em diferentes geografias. 

Para José Miguel Pereira, director do Festival, esta edição “sintetiza na perfeição o percurso iniciado em 2003, e assenta no compromisso de divulgar, simultaneamente, a riqueza da tradição e os muitos caminhos do futuro, abrindo portas à experimentação e ao cruzamento com outras abordagens musicais''. Um dos principais fatores distintivos do Festival é a forte aposta na criação artística, tendo já sido editados mais de duas dezenas de discos gravados no seu âmbito. Igualmente importante é a tentativa de não permanecer somente nos espaços convencionais de apresentação de concertos, promovendo a (re)descoberta de espaços singulares da cidade tanto como o encontro com novas sonoridades”.

Para o Presidente da Câmara, José Manuel Silva,
 a longevidade e qualidade artística deste festival, que comemora este ano o seu vigésimo aniversário, reflecte bem o trabalho estruturante que o JACC tem desenvolvido dentro e fora de Coimbra, numa atitude de valorização e promoção dos criadores locais, mas também de exploração de redes alargadas no mundo do jazz.
O Município de Coimbra pretende continuar a apoiar este evento-âncora, que é estratégico para o panorama cultural de Coimbra, contribuindo para que o mesmo tenha uma escala e um impacto cada vez maiores.

DESTAQUES 20ª EDIÇÃO

Entre os espectáculos desta 20ª edição do Festival Jazz ao Centro, surgem os nomes de alguns dos artistas mais importantes do panorama musical nacional e internacional, como Rodrigo BrandãoAlabaster dePlumeNicole MitchellPeter BrötzmannHeather LeighMaria João & Carlos Bica Quarteto,  Ambrose Akinmusire e Mário Laginha  (que será acompanhado da Banda Sinfónica FU Taveirense).

A programação do Festival Jazz ao Centro já está completa e pode ser consultada de forma integral abaixo.

...

Os bilhetes do Festival Jazz ao Centro - Encontros internacionais de Jazz de Coimbra já estão à venda, nos locais habituais, sendo que os seus preços variam entre os 10 e os 15 euros.

...

SOBRE O FESTIVAL JAZZ AO CENTRO

O concerto inaugural do Festival Jazz ao Centro - Encontros Internacionais de Jazz de Coimbra teve lugar a 18 de janeiro de 2003, numa altura em que Coimbra se preparava para lançar o programa que a celebrava como Capital Nacional da Cultura. Foi o culminar dos esforços de um conjunto alargado de pessoas que, em várias reuniões, traçaram as linhas gerais do que viria a ser o festival, tendo servido, também, para impulsionar a criação da Associação Cultural que o viria a organizar futuramente: o Jazz ao Centro Clube.

O Jazz ao Centro - ou os “Encontros” (como muitos lhe chamam) - conheceu vários modelos, sendo que o formato que conhecemos hoje em dia só surgiu no último terço da vida do Festival, quando em 2016 se passou a realizar em Outubro.

Independentemente dos formatos, há um conjunto de características que se mantiveram inalteradas e entre as quais convém destacar, por um lado, o lugar privilegiado da criação, tendo sido editados e gravados mais de 20 discos no seu contexto (em editoras como a Clean Feed, a Cipsela e a JACC Records) e, por outro, a visão heterodoxa que permite abrir espaço a “todos os jazzes”, dos mais devedores da tradição até aos que desafiam as fronteiras do género.

Mais informação:

_ FICHA TÉCNICA

Direcção Artística: José Miguel Pereira
Direcção Técnica João P. Miranda
Produção Soraia Lima
Assessoria de imprensa Alexandra Neto Ferreira

Design Gráfico Joana Monteiro
Fotografia João Duarte
Co-Organização Câmara Municipal de Coimbra & Associação Jazz ao Centro  

...

https://www.jazzaocentroclube.pt/festival-jacc/2021

Sem comentários: