quinta-feira, maio 12, 2022

Associação Ponte...nas ondas! - Ponte...Nas Ondas! Memória e património: a fotografia como fonte de transmissão do património

 



Ponte...nas Ondas! apresenta o projecto digital


'Memória e património' 


 


A Xunta de Galicia e Ponte...nas Ondas! apresentam o projecto digital MEMÓRIA E PATRIMÓNIO que se junta ao Concurso Imagens do Património impulsado pela Associação.


O projecto põe em valor o trabalho com o património imaterial galego-português de escolas portuguesas e galegas a partir de álbuns fotográficos familiares.


A iniciativa foi realizada ao abrigo do Fundo de projectos culturais na lingua galega Xacobeo 2021-2022.


O IES Plurilingüe Fontexería, em Muros, com longa e intensa trajectória no trabalho com o património, acolheu apresentação esta quarta 11 de maio. 


Uma cena rural de 1964 num campo junto do río Minho, em Valença do Minho, onde hoje há uma ecopista, enviada por Claudio Afonso Conraria, do Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho, ou uma instantânea sobre a matança do porco nas Açores, enviada por Francisca Silva, do Agrupamento de Escolas de Gondinfelos, de Vila Nova de Famalicão, são duas das amostras que podemos ver no projecto digital ‘Memória e Património’, apresentado esta semana pela Associação Ponte...nas Ondas!


"Os momentos mágicos da antropología cultural da nossa terra"


“A fotografia tem essa fascinante evocação da imortalidade, recuperamos a historia dos avós, dos pais, dos trabalhos, das viagens, das festas… permite-nos reconstruir os momentos mágicos da antropologia cultural da nossa terra; por isso, o Concurso de Recolha ‘As imagens do património’ é tão importante”. Assim explica Anxo Cabada, fotógrafo e membro do júri do Concurso “As imagens do património“, organizado anualmente pela Associação Cultural e Pedagógica Ponte...Nas Ondas! Este perito assina o prólogo da obra ‘Memória e Património. Uma boa prática com o Património Cultural Imaterial’, projecto digital editado com o apoio do Fundo de projectos culturais na língua galega Xacobeo 2021-2022. No limiar, Anxo Cabada salienta a importância da iniciativa da associação para, desde a escola, “cuidar a essência do que somos”, entender melhor as nossas origens e não ser simples espectadores da comparência das imagens, “senão também a ajudar a construir uma formação mais solidaria, mais informada, mais crítica e mais conhecedora da nossa historia”.


A iniciativa, realizada ao abrigo do Fundo de projectos culturais na língua galega Xacobeo 2021-2022, foi apresentada no IES Plurilingüe Fontexería (Muros). No evento de apresentação participaram alunos do centro educativo, também da coordenadora da Equipa de Dinamização da Língua Galega, Chus Abraldes, e a directora do centro, María José Lago. O IES Plurilingüe Fontexería é um dos centros com maior participação ao longo das diferentes edições do Concurso “As imagens do património” e acumula um longo e intenso trabalho e implicação na normalização e transmissão do património imaterial galego-português. 

 


Projecto multimedia 


A publicação digital ‘Memória e Património’ oferece-nos 25 fotografias seleccionadas entre as recolhidas nas primeiras edições do Concurso “As imagens do património” de PNO!, que em 2022 alcança já a sua quinta convocatória As imagens são exemplo de como a juventude dos centros Educativos de Portugal e da Galiza tomam contacto com as gerações anteriores e recolhem as memórias associadas ao património imaterial galego-português a partir de álbuns fotográficos familiares. Cada uma das fotografias vai acompanhada de um texto explicativo escrito pelos alunos. Cada fotografia é interpretada graficamente através de uma banda desenhada elaborada pelo prestigioso ilustrador Andrés Meixide, um colaborador habitual dos diferentes projectos de Ponte...Nas Ondas! 


Alem do livro em formato reciclado, os materiais contam com uma versão multimedia enriquecida com os diversos conteúdos Por um lado, pode-se consultar em formato de audiolivro e escutar os podcasts que acompanham cada uma das imagens. E por outra lado, proporciona-se uma serie de actividades interactivas pensadas para o aproveitamento didáctico a partir das temáticas relacionadas com as diferentes fotografias O livro estará disponível desde o dia 11 de maio de 2022 no Portal da Língua da Secretaria Geral de Política Linguística e na web Ponte...Nas Ondas!


Através das seguintes ligações:


https://www.lingua.gal/recursos/todos/_/promovelo/contido_755/memoria-patrimonio-ponte-nas-ondas


http://pontenasondas.org/memoria-e-patrimonio/


 


Vinte e sete anos de trabalho em prol do património


A Associação Cultural e Pedagógica Ponte…nas ondas!, organizadora do concurso, leva mais de vinte e cinco anos a trabalhar na divulgação do Património imaterial galego-português. Coordenados por docentes galegos e portugueses. Alunas e alunos de escolas de Galiza e Portugal têm participado nos concursos de Recolha do Património Imaterial organizados pela Associação. Em dezembro de 2022 será decidida a inscrição de Ponte...Nas Ondas! na UNESCO como modelo de boas praticas com o PCI (Património Cultural Imaterial) no Registo das Boas Práticas da UNESCO.A candidatura foi apresentada por parte de Portugal e Espanha em março de 2021. Será a primeira inscrição para Portugal e Galiza.

 


V Concurso “ As imagens do património “


Está aberta a participação da V edição do concurso através da Web www.pontenasondas.org


Convidamos as escolas e famílias a participar nesta edição.  


Mais info: 


pontenasondas@pontenasondas.org

Sem comentários: