terça-feira, fevereiro 10, 2026

"A Torre de Gelo": o conto de fadas com Marion Cotillard e Gaspar Noé, estreia em exclusivo

 


...

O conto de fadas com Marion Cotillard e Gaspar Noé estreia em exclusivo 

A Filmin estreia em exclusivo a 26 de fevereiro, A Torre de Gelo com Gaspar Noé e Marion Cotillard, vencedora de um Óscar, brilha nesta versão moderna de "A Rainha das Neves". Um dos filmes recentes mais aclamados e um verdadeiro triunfo da imaginação.

...

A Filmin estreia no próximo dia 26 de fevereiro A Torre de Gelo, o novo filme da realizadora francesa Lucile Hadzihalilovic (Inocência, Evolution). O filme venceu o Urso de Prata para a Contribuição Artística no último Festival de Berlim e arrecadou o prémio Zabaltegi-Tabakalera para Melhor Filme no Festival de San Sebastián. 


O filme é protagonizado pela vencedora do Óscar Marion Cotillard, recordada por títulos como La vien en Rose ou Meia-Noite em Paris, e pela atriz revelação Clara Pacini. Trata-se da quarta longa-metragem da realizadora e do segundo encontro entre Hadzihalilovic e Cotillard, que já tinham trabalhado juntas em Inocência (2004).


Anos 70. Atraída pelas luzes da cidade, Jeanne foge de um orfanato situado no alto das montanhas. Refugia-se num estúdio de cinema, que explora em segredo durante a noite. Durante o dia, são filmadas as cenas de "A Rainha das Neves", protagonizada pela enigmática Cristina. Jeanne cai imediatamente sob o encanto da bela e atormentada estrela. Entre a atriz e a jovem surge uma fascinação mútua.

...

A Torre de Gelo é uma versão moderna e onírica do conto popular “A Rainha das Neves”. Esta história de Hans Christian Andersen, publicada em 1844, narra como um fragmento de um espelho maligno congela o coração de Kai, que é raptado pela gélida Rainha das Neves. A sua amiga Gerda tem a missão de resgatá-lo numa viagem repleta de provações.

Hadzihalilovic descobriu Hans Christian Andersen aos cinco anos, quando a mãe lhe lia incansavelmente as versões integrais dos seus contos de fadas. Desde então, continuam a fasciná-la: Tanto pela sua complexidade humana e pelo retrato sensível e não moralista dos nossos medos e desejos, como pela sua rica imaginação poética, comenta a realizadora.

Entre paisagens nevadas tingidas por uma ténue luz azul e interiores acolhedores, Hadzihalilovic confronta constantemente as fronteiras entre realidade, ficção e fantasia, com imagens que poderiam pertencer a ambos os mundos, refletindo a mesma dualidade da Rainha das Neves: Fascina-me particularmente uma figura de perfeição e de saber, inacessível e misteriosa, ao mesmo tempo atraente e assustadora. Foi o encontro entre a jovem e esta rainha que deu origem a este filme.

O projeto assinala o reencontro entre Marion Cotillard e Lucile Hadzihalilovic vinte anos depois de Inocência. Cotillard recorda que se voltaram a encontrar numa festa, onde a realizadora lhe falou do projeto, deixando-a muito entusiasmada: Adoro trabalhar com pessoas com quem já trabalhei, comenta a atriz.

Nesta ocasião, Cotillard contracena com a atriz estreante Clara Pacini e também com Gaspar Noé, que interpreta um realizador de cinema no set dos anos setenta, uma personagem que evoca os grandes mestres obsessivos da história do cinema.


A Torre de Gelo fica disponível em exclusivo, dia 26 de Fevereiro. 

 ...





Sem comentários: