Music, Movies, Books, theater, Blues, Classical, Pop, Rock, Bullfighting, Bull Starts, etc, etc... Contact: bmp1@sapo.pt / Portugal
quarta-feira, fevereiro 28, 2024
Tricycles apresentam datas de espetáculos para março 2024
Durante o mês de março, os Tricycles estão em tour pelo país. Após três concertos de lançamento do álbum em 2023 (Lisboa, Esmoriz, Coimbra), a banda vai agora realizar seis espectáculos em março, continuando a apresentação do segundo álbum "White sharks don’t eat flowers", com edição da Lux Records, com base em Coimbra.
Os Tricycles são originários de Lisboa, com vínculo a Coimbra. O quarteto inclui Sérgio Dias (bateria), Rui Tiago Narciso (baixo), Afonso Almeida (guitarra elétrica, voz) e João Taborda (voz, guitarra acústica, teclado).
Para a banda “estar na estrada é a natureza de um triciclo que se preze! É bom poder pensar no deserto gelado da pandemia como um pesadelo já distante, e compensar agora com uma série de concertos em espaços tão fixes como o Club Farense, Clube de Tavira, o CAAA em Guimarães ou o Cru em Famalicão! Estamos cheios de vontade de partilhar o novo álbum com as pessoas. Até agora a reacção tem sido excelente e queremos continuar a mostrar que vale a pena mergulhar connosco e nadar junto aos tubarões."
O álbum "White sharks don’t eat flowers" é mais maduro, apresentando um som mais cru e expansivo, ao mesmo tempo que é mais coeso. Sem restrições ou complexidades, os Tricycles seguem em adiante, absorvendo e interpretando livremente as influências das férteis terras da pop e do rock. Eles oferecem agora uma espécie de diário de viagem em catorze etapas, demonstrando que a empatia e a ironia continuam presentes na banda, mesmo após algumas doses de vacina.
"White sharks don’t eat flowers" foi gravado nos estúdios da Blue House, com Henrique Toscano (Birds Are Indie) na gravação, mistura e masterização realizadas por João Rui (a Jigsaw / John Mercy), com produção de João Taborda e Afonso Almeida, membros do próprio Tricycles.
Datas dos próximos concertos
1 Março - Faro - Clube Farense - 21h30
2 Março - Tavira - Clube de Tavira - 21h30
3 Março - Guia - FNAC - 16h00
22 Março - Guimarães - CAAA - 22h00
23 Março - Matosinhos - FNAC NorteShopping - 16h30
...
...
terça-feira, fevereiro 27, 2024
Perfeitos de Wim Wenders chega à Filmin
Uma obra-prima de Wenders que descreve de forma poética a beleza do quotidiano através da história de um homem que vive uma vida modesta, mas realizada, em Tóquio.
O filme estreia em aluguel na Filmin no dia 1 de Março.
segunda-feira, fevereiro 26, 2024
Matt Elliott - "Drinking Songs" ao vivo em Lisboa e Matosinhos
...
Matt Elliott
Celebração dos 20 anos do disco Drinking Songs
...
Matt Elliott é um compositor, letrista, cantor e músico inglês (radicado há mais de 20 anos em França) que começou a sua carreira com os Third Eye Foundation que tinham na sua génese musical, música de cariz mais eletrónica.
A sua carreira a solo inicia-se em 2003 com o disco The Mess We Made que recebeu logos os maiores elogios da crítica especializada. Eis que chega em 2005 o sempre difícil segundo álbum de um artista. Desta feita, Matt Elliott supera todas as expectativas com o disco Drinking Songs (que comemora assim 20 anos da sua edição).
Continuando as suas experiências musicais, em Drinking Songs, podemos escutar uma maior influência de música dos balcãs ou até mesmo de cabaret. A voz soturna e grave de Matt Elliott e as suas letras inspiradas na vida de todos nós em loops e reviravoltas constantes encadeiam-nos numa sequência sónica difícil de abandonar. Ainda hoje, temas como The Kursk, The Guilty Party ou Trying To Explain são pedidos de forma religiosa pelo público que assiste aos concertos.
Estes concertos de celebração dos 20 anos de Drinking Songs (existe apenas mais um agendado para dia 1 de março em Madrid), contam com a presença de mais músicos em palco juntamente com Matt Elliott. Neste caso, para além do compositor/cantor na voz, guitarra, efeitos e saxofone, iremos ouvir também um contrabaixo e um piano.
Uma tour em 2025, também apenas sobre o disco Drinking Songs, está a ser preparada neste momento, tendo em conta as novidades discográficas em torno deste vigésimo aniversário.
Informação dos concertos
2 de março 2024
Local: Musicbox (Lisboa)
Hora: 21:30
Bilhetes: aqui
3 de março 2024
Local: Teatro Municipal de Matosinhos (Matosinhos)
Hora: 19:00
Bilhetes: aqui
...
sexta-feira, fevereiro 23, 2024
Kumpania Algazarra lançam versão do tema "O Que Faz Falta" de Zeca Afonso + Agenda
...
SINGLE DE BELA GISELA - "Demagogia"
DEMAGOGIA é o recentíssimo single e uma de muitas novidades dos Bela Gisela para 2024, já disponível nas plataformas de música habituais.
Uma versão totalmente renovada, ousada e bem original do clássico de Lena d`Agua que ironicamente, ou se calhar talvez não, reflecte muito do que ainda se passa na nossa sociedade dos dias de hoje. Já roda nas rádios e faz parte do alinhamento dos concertos do grupo para 2024.Gravado e misturado no Tangerine Tree Studio .
Produção: Bela Gisela
Novo ciclo da obra musical de José Afonso
EDITORA MAIS 5
ANUNCIA NOVO CICLO EDITORIAL DA OBRA MUSICAL DE JOSÉ AFONSO
Após a primeira série de re-edições da obra musical de José Afonso, que contemplou onze álbuns editados entre Outono de 2021 (“Cantares do Andarilho” de 1968) e o final de 2023 (“Fados de Coimbra e Outras Canções” de 1981), a Mais 5 anuncia agora um segundo ciclo editorial para os próximos dois anos.
Este segundo ciclo inclui a primeira edição completa, sem cortes e re-masterizada, do mítico concerto de José Afonso em 1983 no Coliseu de Lisboa, a editar nesta Primavera em formatos de LP triplo e CD duplo. Seguem-se em 2025 os dois últimos álbuns da cronologia da obra gravada de José Afonso, “Galinhas do Mato” e “Como se Fora seu Filho”. Este ciclo editorial prevê também o lançamento ao longo do ano de 2024 de singles digitais das primeiras gravações de José Afonso remasterizadas, a iniciar já dia 23 de fevereiro. Estas gravações serão depois editadas em formatos LP e CD durante 2025.
A Mais 5 anuncia também um novo projecto de re-interpretação da obra de José Afonso - “Wanderer Songs”, inspirado no alinhamento do concerto no Coliseu de Lisboa em 1983, que inclui uma residência artística e um primeiro concerto de apresentação a 19 de abril no Teatro Faialense, na Cidade da Horta. Este projecto conta com a direção musical de Tiago Correia-Paulo, cenografia e vídeo art com realização de Nástio Mosquito e edição de vídeo de FreePaella, e a participação de diversos músicos nacionais e internacionais (Nacho Vegas, Lavoisier, PS Lucas, Selma Uamusse). O espectáculo irá percorrer o país e também o estrangeiro durante o ano em que passam cinquenta anos do 25 de Abril. A edição de “Wanderer Songs" em CD, LP e digital está prevista para outono de 2024.
quinta-feira, fevereiro 22, 2024
"Cerco ao Parlamento" - Novo livro de Isabel Nery
A jornalista Isabel Nery apresenta o seu mais recente livro Cerco ao Parlamento, dia 24 de fevereiro pelas 18:00 no Teatro Mirita Casimiro (Cascais).
O livro será apresentado pelo Grande Repórter da RTP, Jacinto Godinho.
Biografia Isabel Nery
Jornalista premiada, ensaísta e investigadora em Jornalismo Literário, biógrafa de Sophia de Mello Breyner Andresen (3 ª edição, 2019), Isabel Nery é autora de várias obras de não-ficção, entre elas os livros Cerco ao Parlamento – Quando a Assembleia Constituinte e a Democracia foram Tomadas de Assalto (2023), Os 5 Homens Que Mudaram Portugal Para Sempre (2022), e o livro de reportagem As Prisioneiras - Mães Atrás das Grades (2012); o ensaio Chorei de Véspera - Ensaio sobre a Morte, por Amor à Vida (2016) e Política e Jornais – Encontros Mediáticos (2004).
Em 2023, publica na Springer, Our Brain and the News: The Psychophysiological Impact of Journalism.
Doutorada em Ciências da Comunicação, com tese sobre Jornalismo Literário e Neurociências, foi também vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas e é membro do Comité Executivo do projeto Literacia para os Media e Jornalismo.
Dois dos seus livros foram adaptados para curtas-metragens pela realizadora Margarida Madeira (Os Prisioneiros, Cinema São Jorge, 2015 e Ensaio Sobre a Morte, Cinema Ideal, 2019). Também a reportagem Vida Interrompida (2011) conheceu novo formato ao percorrer o país como exposição itinerante.
Enquanto jornalista mantém colaboração com publicações internacionais, como o jornal holandês De Correspondent. Passou pela televisão, diários e semanários, tendo trabalhado quinze anos na revista VISÃO, onde escreveu para as secções de Sociedade, Internacional e Política. Fez parte da equipa que criou a VISÃO Júnior, revista de que foi editora.
Atualmente é research chair da International Association for Literary Journalism Studies, IALJS, e vice-presidente da Associação Literacia para os Media e Jornalismo, ALPMJ.
O trabalho de Isabel Nery foi distinguido com vários prémios, entre eles o Prémio Mulher Reportagem Maria Lamas, o Prémio Jornalismo pela Tolerância, o Prémio Paridade Mulheres e Homens na Comunicação Social, e o Prémio Jornalismo e Integração, da UNESCO.
quarta-feira, fevereiro 21, 2024
The World Is Fake - "Void"
"Void" é a Faixa 1 do disco de estreia ("Creation") dos The World Is Fake, banda de Famalicão.
Filme "NO WAY UP"
um filme de CLAUDIO FÄH
2024 | Ação, Aventura, Drama, Thriller | 90’
Estados Unidos da América
ESTREIA A 7 DE MARÇO
...
SINOPSE | Os tripulantes de um voo unem forças quando o avião cai no Oceano Pacífico. Ao atravessarem perigosamente perto da borda de uma ravina, ficam presos numa bolsa de ar e dão início a uma luta aterrorizante pela sobrevivência. O ar esgota-se e novos perigos surgem a cada momento, a situação torna-se cada vez mais desesperante.
...
terça-feira, fevereiro 20, 2024
Ian Hunter - "Precious"
Precious · Ian Hunter · Joe Elliott · Brian May · Taylor Hawkins
segunda-feira, fevereiro 19, 2024
Azores Burning Summer
O Azores Burning Summer levanta o véu daquela que será a grande festa de celebração dos 10 anos do Festival. MAYRA ANDRADE, MOULLINEX LIVE e uma noite dedicada a Cabo Verde são os grandes destaques da edição de 2024 que irá decorrer nos dias 30 e 31 de Agosto na Praia dos Moinhos, no Porto Formoso.
Premiado e certificado na vertente da sustentabilidade e distinguido pela qualidade da sua organização e programação alternativa, o Eco Festival Azores Burning Summer afirmou-se no contexto nacional e internacional constituindo uma proposta de qualidade distinta e reconhecida na agenda cultural e de animação turística dos Açores.
Música, cinema, debates, ecodesign, veículos elétricos, land art e ações comunitárias são os ingredientes que destacam o Eco Festival Azores Burning Summer, um evento de acesso equilibrado que valoriza a qualidade da experiência por parte do público e a sua relação com a natureza envolvente.
A ligação do Azores Burning Summer às músicas do mundo, em especial à música africana, é uma das características mais marcantes deste Festival, cada vez mais cosmopolita. Há uma crescente procura pelas sonoridades quentes e exóticas de outras latitudes.
A primeira noite da 10ª edição do Eco Festival Azores Burning Summer será especialmente dedicada a Cabo Verde, tendo como principal atração a artista Mayra Andrade, que se estreia nos Açores com o projeto “reEncanto”. Acompanhada pelo compatriota Djodje Almeida na guitarra acústica, Mayra convida-nos a redescobrir algumas das suas canções mais belas, percorrendo a sua discografia desde Navega (2006) até Manga (2019), num concerto de atmosfera intimista que tem alcançado enorme sucesso nos mais variados palcos e que certamente se tornará mágico no anfiteatro natural do parque dos Moinhos.
Para a segunda noite foram convidados alguns dos artistas mais marcantes das edições passadas do Festival. Moullinex regressa ao “Burning” com uma série de músicos convidados para um concerto especialmente concebido para celebrar a 10ª edição do Festival. Moullinex é o alter ego do produtor português, DJ e multi-instrumentista Luís Clara Gomes. Desde contemplações melancólicas na electrónica à house e discos mais exuberantes, o seu trabalho tem colhido elogios às escala global tanto do público como da crítica. Podem a ciência e a arte criar empatia? Foi ao que Moullinex partiu à descoberta para o seu quarto álbum. Requiem for Empathy parte desta premissa de Luís Clara Gomes, que olhando para o coração da pista de dança oferece-nos, igualmente, espaços de refúgio para contemplação, mais digital e sintética mas não por isso menos física e emocional.
“O Azores Burning Summer é um festival de verão imperdível que nasceu com o propósito de celebrar a mítica Praia dos Moinhos e deixar um contributo positivo na sociedade através da promoção da sustentabilidade. Atualmente, cerca de 35% do nosso público são turistas e conseguimos garantir que mais de 80% do nosso investimento seja direcionado para empresas e profissionais dos Açores. O “Burning” cresceu sem desvirtuar a sua identidade nem penalizar o lugar onde acontece, muito pelo contrário. O festival apresenta um programa alternativo onde a qualidade e a diversidade das propostas são prioridade. Apostamos nas músicas do mundo como forma de unir as pessoas em torno de causas comuns. Sinto que o festival tem conquistado a comunidade cabo-verdiana que reside nos Açores e isso evidencia um dos principais objectivos do projecto, aproximar diferentes culturas e trocar experiências.”
Filipe Tavares - Diretor do Festival / Presidente da ARTAC
A edição de 2023 do Eco Festival Azores Burning Summer alcançou 7 nomeações para o Iberian Festival Awards 2024, sendo finalista em 4 categorias: melhor promoção Turística, melhor programa cultural, melhor contributo para a igualdade e melhor contributo para a sustentabilidade. A gala de entrega de prémios terá lugar em Granada no dia 15 de Março de 2024.
De acordo com a CISION, entidade independente, líder mundial em serviços de RP e comunicação, o Azores Burning Summer registou um valor recorde de 19.3 milhões de impressões (audiência) e um valor equivalente em publicidade (AVE) estimado em 1.2 milhões de euros, dados que revelam a importância da aposta do sector público e privado na realização de eventos de qualidade e reconhecimento comprovado.
O festival estabeleceu uma lotação máxima diária de 2500 pessoas, que corresponde a 75% da capacidade máxima do recinto. Deste modo é garantida a qualidade no atendimento, o conforto e segurança necessários para que o público tenha uma experiência inesquecível.
Os bilhetes estão disponíveis em www.azoresburningsummer.com e na plataforma seetickets.
1ª fase (19 de Fevereiro a 5 de Maio): bilhete geral 25€
2ª fase (6 de Maio a 29 de Agosto): bilhete geral 30€ / bilhete diário 20€
3ª fase (30 e 31 de Agosto no recinto): bilhete geral 40€ / bilhete diário 25€
A 10ª edição do Azores Burning Summer conta com o apoio da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Junta de Freguesia do Porto Formoso, Governo dos Açores, Governo de Cabo Verde, NOS Açores entre outros patrocinadores e parceiros.
___
facebook.com/azoresburningsummer
domingo, fevereiro 18, 2024
Novidades na Loja de discos Piranha
Jesus And Mary Chain - "Glasgow eyes"
...
MOTORHEAD
THE LOST TAPES VOL. 5
LP
...
SAXON
HELL, FIRE AND DAMNATION
...
STEVE HACKETT
THE CIRCUS AND THE NIGHTWHALE
...
THE CULT
DREAMTIME
LP OXBLOOD (Ed. Limitada)
...
THE SISTERS OF MERCY
THE DEMOS DONE (1980-1982)
SOME COVERS WANDER IN ONE TAKE
...
sábado, fevereiro 17, 2024
Isabel Rato - Single "Cantiga Bailada" + Agenda
Isabel Rato, um dos nomes femininos mais destacados do panorama do Jazz Português lançou hoje "Cantiga Bailada", o 2º single do seu novo álbum denominado "Vale das Flores" e que estará disponível na íntegra no próximo dia 4 de Março.
...
Isabel Rato - piano, composição e arranjos
João David Almeida - voz
João Capinha - saxofone soprano, alto e tenor
João Custódio - contrabaixo
Alexandre Alves - bateria
...
sexta-feira, fevereiro 16, 2024
Basalto - EP "Blunt Knives" + Ao vivo
BASALTO EDITA EP BLUNT KNIVES DIA 23 DE FEVEREIRO E LANÇA NOVO VIDEOCLIP “LONERS”
9 de Março/ Passos Manuel, Porto
10 de Maio/ Maus Hábitos, Porto
...
SINGLE “LONERS”
“Loners” é o quarto single do EP de estreia Blunt Knives de Basalto. O single aponta uma nova direção nas sonoridades exploradas, desta vez mais pop e dançável, mas mantendo o ambiente misterioso e cinematográfico que caracteriza todo o EP.
É um tema sobre solidão partilhada a dois, sobre as diferentes linguagens do amor e sobre o aconchego de um mundo desenhado à medida de uma relação particular.
Escrita e composta por Basalto, produzida por Rui Gaspar (First Breath After Coma), “Loners” fala-nos, num tom satírico, dos momentos em que sentimos o nosso conforto afetivo ameaçado por estímulos do exterior e das estratégias que usamos para nos mantermos resguardados desse “exterior” a todo o custo atrás dos muros que levantamos.
DISCO
Blunt Knives é o nome do EP de estreia de Basalto, resultado da criação musical que Guilherme de Sousa tem vindo a desenvolver nos últimos 2 anos. Partindo de uma experiência autobiográfica, procura o seu lugar próprio num universo musical melancólico, sombrio e de sonoridades tristes.
O recurso autobiográfico para a composição dos temas facilmente se dilui na construção de uma ficção, esmorecendo os factos que fariam dele um auto-retrato fidedigno - as tristezas são empoladas e os dramas exacerbados.
Até ao momento foram lançados os singles “Little Boy Big Tears” (2022), “Melt In You” (2023) e “Blunt Knives” (2024); os restantes temas vêm enriquecer a diversidade sonora, com várias abordagens musicais e inspirações, ainda que todas bastante ancoradas numa influência cinematográfica, pelos seus arranjos e melodias de tonalidade triste e melancólica, num tom sempre dramático, imaginadas para ambientes noturnos - pelas suas nuances sombrias - de beats arrastados e lânguidos.
Blunt Knives vai ser editado dia 23 de Fevereiro e conta com a colaboração dos músicos Rui Gaspar (First Breath After Coma), Sofia Ribeiro (LINCE, We Trust) e Mariana Leite Soares.
Vai ser apresentado ao vivo nos dias 9 de Março (ESTREIA) no Passos Manuel no Porto e dia 10 de Maio no Maus Hábitos no Porto, um espectáculo que pretende reflectir o universo musical e visual que Basalto tem vindo a explorar ao longo dos últimos tempos.
...
BIOGRAFIA
Guilherme de Sousa nasceu em Viana do Castelo em 1994 onde concluiu o 5º grau de clarinete e formação musical. Ingressou na ACE no Porto (2009) e continuou a estudar teatro na ESMAE (2013). Em 2016, frequentou a Pós-Graduação em Dança Contemporânea, promovida pela ESMAE e pelo Teatro Municipal do Porto. Em 2019 fundou, com Pedro Azevedo, a associação cultural BLUFF, com quem trabalha em dupla criativa desde 2016.
“Little Boy Big Tears” (2022)
https://www.youtube.com/watch?v=P6nayxC8RDk
“Melt In You” (2023)
https://www.youtube.com/watch?v=cDYL8A5Nr9M1
“Blunt Knives” (2024)
https://youtu.be/3vW8IKwdYwQ?si=ee2Ghd75yTA25YW7
Instagram: https://www.instagram.com/basalto.music/
Facebook: https://www.facebook.com/musicbasalto
...
Inscreve a tua banda no Band Wars
Inscreve a tua banda no Band Wars
As inscrições já estão abertas para o Band Wars - o concurso de música da WA.
Os vencedores desta batalha vão gravar 4 canções originais nos estúdios WA, receber uma sessão fotográfica e juntar-se ao Wall of Fame WA.
...