Os Lusitanian Ghosts enchem o icónico Teatro Taborda em Lisboa, na apresentação ao vivo do seu novo álbum, Lusitanian Ghosts III, que teve lugar no passado dia 14 de outubro.
O público presente no concerto ficou totalmente rendido à sonoridade e estética únicas deste singular projeto, que se distingue e demarca por uma grande originalidade, aliada à excelência da execução técnica dos músicos que o compõem.
O colectivo de cordofones tocou a novo disco, Lusitanian Ghosts III, na sua totalidade, preenchendo depois dois encores com músicas dos seus dois primeiros álbums, Lusitanian Ghosts (2019) e Exotic Quixotic (2021).
Lusitanian Ghosts é um colectivo luso-sueco que pratica uma singular fusão entre a sonoridade de instrumentos de corda populares portugueses e europeus, e uma estética de rock n´roll alternativo. As violas tradicionais, como a Beiroa, a Campaniça, a Braguesa, a
Terceirense ou a Amarantina, cada qual detentora de afinações e arranjos específicos, aliam- se a diversos outros instrumentos de corda europeus, numa simbiose única entre a música tradicional e uma vertente contemporânea, conferindo a estes instrumentos populares uma abordagem rock, baseada numa perspectiva sócio-política, com vista à criação de um mundo melhor, através de composições dirigidas à mente e ao coração.
O projeto Lusitanian Ghosts é composto pelo luso-canadiano Neil Leyton (voz), pelo sueco Micke Ghost (o primeiro sueco a tocar a Viola Amarantina), por João Sousa (na bateria e adufe), por Abel Beja (Primitive Reason, Beak Scenatrio, na viola Terceira), por António Bexiga (RAIA, na viola Campaniça) e por Jan-Eric Olsson (no baixo e na viola Beiroa).
Nos encores deste concerto, juntou-se ainda O Gajo (viola Campaniça) também ele integrante no colectivo durante o período do primeiro álbum e espectáculos de 2019 a 2021.
O álbum Lusitanian Ghosts III encontra-se disponível, desde o passado dia 15 de setembro, em vinil em versão mono e também em versão estéreo, bem como em streaming nas principais plataformas digitais.
...
Apoio: Antena 1
Sem comentários:
Enviar um comentário