segunda-feira, outubro 10, 2022

Cristovam - Disco "Songs on a wire"


 Cristóvam é um cantor e compositor português, nascido na Ilha Terceira dos Açores. As suas composições brilham, inquestionavelmente, de uma forma única e particular, a que não é alheio o seu processo de crescimento, rodeado pelos inúmeros discos da coleção do seu avô, pioneiro da rádio do Atlântico.

 

Após o lançamento dos singles "Golden Days" e "The Smoke", o músico e compositor Cristóvam apresenta agora Songs on a Wire, o seu segundo trabalho de originais.

Este novo registo contou com a produção de Tim Hart, elemento da banda australiana Boy & Bear e foi gravado, durante o ano de 2021, entre os Açores e a Austrália, incluindo 12 canções nascidas na calma do mar Açoriano, longe de qualquer tipo de pressão, e onde, segundo Cristóvam, “o tempo parece ter mais tempo”.


O álbum, que tem o selo da prestigiada editora internacional V2 Records, era para ter sido gravado totalmente na Austrália, mas com o fecho das fronteiras, houve que encontrar outra forma de poder trabalhar em parceria, pelo que o título do disco acaba por nascer precisamente dessa ideia das canções serem passadas de um lado para o outro do mundo, numa espécie de telefone de lata, moderno e misterioso.

Sobre a sonoridade de Songs on a Wire, de acordo com as palavras de Cristóvam :

“Em termos estéticos, este é um disco que procurou ser o mais cru possível, e apesar de não ter sido gravado em ensemble, está muito despido ao essencial e sem praticamente edits do que quer que seja. A própria mistura foi analógica para imprimir ainda mais essa estética menos polida, e essa foi um pouco a nossa premissa: fazer um disco descomplexado, sem grandes camuflagens ou floreados, em que as canções fossem o principal foco de atenção.”


Em 2020 escreveu e gravou "Andrà Tutto Bene", uma canção que depressa se tornou num fenómeno viral, tendo sido adoptada como um hino de resistência à pandemia nos quatro cantos do mundo.

Cristóvam é vencedor de diversos galardões internacionais, como sejam o primeiro prémio na categoria de artista independente do prestigiado International Songwriting Competition de 2018, ou dois prémios do International Portuguese Music Awards: Pop Performance e Songof the Year. Com o tema "Setting Sun", Cristóvam venceu recentemente o prémio de “Compositor do Ano” no conceituado Festival CCP. 


 

 

Sem comentários: