terça-feira, fevereiro 14, 2023

Nina Nastasia na Culturgest


Nina Nastasia está de volta com Riderless Horse, em concerto, depois de 12 anos de silêncio 


"O álbum nunca quebra o seu foco na voz de Nastasia, que é tão crua e radiante como sempre." - Pitchfork

"Riderless Horse não é fácil de ouvir. Mas a sua procura pela verdade produz uma poesia e uma libertação tranquilizante." - The Independent 

"É difícil separar a música da dura especificidade do seu passado, mas  Riderless Horse nunca nos faz sentir como se fossemos um intruso na sua história." - Mojo 

...

01 MAR 2023
QUA 21:00
Música

NINA NASTASIA 
Riderless Horse
Culturgest
            Auditório Emílio Rui Vilar

M/6




 A cantautora folk norte-americana Nina Nastasia apresenta o seu novo disco, Riderless Horse - lançado no ano passado - no dia 1 de março, na Culturgest, em Lisboa, e no dia 10 de março, no gnration, em Braga.


Ao fim de 12 anos de silêncio, Nina Nastasia voltou à música e aos discos. Não para celebrar um momento feliz e estável da sua vida mas para, efetivamente, recuperá-la, salvando-a do momento mais triste e doloroso da sua existência.


A artista viveu uma relação tumultuosa e tóxica durante 25 anos com Kennan Gudjonsson, companheiro, manager e parceiro criativo, que a afastou não só da música, mas também do mundo, da família, dos amigos, procurando esconder a toxicidade do momento que vivia e do mundo que deixou. Nastasia decidiu então terminar a relação. No dia seguinte, Gundjonsson suicidou-se.

Perante o peso inimaginável da culpa, Nastasia regressou à música como saída de emergência, encontrando luz e um caminho para percorrer.

Com a ajuda de Steve Albini que também produziu o seu álbum anterior
 (Outlaster, 2010), Riderless Horse é um despojado e arrepiante conjunto de canções que contam os diversos momentos da relação, dos mais sombrios aos mais esperançosos. É um profundo testemunho, manifestado através de canções diretas, brutas, dolorosamente despidas do medo, de um abuso psicológico mas também um sinal de vida.

Aos 56 anos, Nina Nastasia procura a reconciliação consigo própria, utilizando a música para construir uma nova fase na sua vida usando as letras intimistas e a sua verdade nas canções como forma de partilha, numa tentativa de ajudar e aproximar outras mulheres que vivem relações abusivas. 

Nas últimas palavras de Rideless Horse, “I wanna live, I’m ready to live”, existe um coração aquecido de esperança. 

Os bilhetes custam entre 5€ e 16€ (ver descontos) e estão à venda na Culturgest e na rede Ticketline

...

Sem comentários: