quarta-feira, fevereiro 08, 2023

Artistas da lusofonia celebram o reconhecimento de PONTE...NAS ONDAS! pela UNESCO


 Artistas da lusofonia celebram o reconhecimento de PONTE...NAS ONDAS! pela UNESCO

JORNADA RADIOFÓNICA PELO TERRITÓRIO DA EURO-REGIÃO

Ponte...nas ondas! apresentou o programa de comunicação para o próximo dia 13 de fevereiro, Dia Mundial da Rádio, que terá como protagonistas, os alunos das escolas e a rádio em todas as suas vertentes.

Mais de quarenta centros educativos vão realizar os seus programas a partir de diversas rádios, cerca de dois mil estudantes de escolas e centros universitários de toda a Euro-região Norte de Portugal-Galiza, celebram juntos o Dia Mundial da Rádio.

A partir de diferentes rádios e escolas, vão ser realizadas mais de 15 horas de rádio em direto. Emissões difundidas a partir da Faculdade de Ciências da Comunicação da Universidade de Santiago, do Edifício Miralles do Campus da Universidade de Vigo ou a partir das rádios locais como por exemplo a Rádio Afifense de Caminha, a Radio Municipal de Tui, Radio Allariz, Radio Fene, Radio Burela, Radio As Nogais... As escolas que contam com rádio escola também farão programas em direto.

No portal ESCOLAS NAS ONDAS realizam-se as emissões em streaming (www.escolasnasondas.com).

Serão igualmente emitidos os cerca de cem podcasts que foram recebidos e que ainda chegam constantemente de todas as escolas.

...


A PONTE”, UM HINO-HOMENAGEM A PONTE...NAS ONDAS!

PONTE...NAS ONDAS! estreia a composição musical e o videoclipe “A Ponte”, realizado por diferentes artistas da lusofonia. A artista Uxía, autora juntamente com o músico brasileiro Sérgio Tannus, afirma que “Este tema é um hino no que representa. Tem pontes através da música e da educação”. Uxía, impulsora da iniciativa e uma das artistas implicadas no projeto, juntamente com o brasileiro Chico César, a portuguesa Celina da Piedade ou o moçambicano Cheny Wa Gune, manifestam que “É um tema onde se misturam vários ritmos e que fica na cabeça. Esperemos que todos os meninos o cantem e formem um grande coro!”.

A origem desta letra surgiu numa viagem a Lisboa em 2010 onde se juntaram Uxía e Sérgio Tannus para gravar o “cantar galego” de Zeca Afonso com o João Afonso. A primeira colaboração musical galego-portuguesa que já foi emitida na jornada radiofónica do ano 2000.

Nas comemorações do 25º aniversário de Ponte...nas ondas! em 2020, Uxía diz que “Voltamos a aproveitar a letra e fizemos arranjos na composição com gravações em estúdio. Mas a pandemia impediu a estreia deste tema. A melodia é uma síntese de ritmos galegos, portugueses, africanos e brasileiros com samba, morna ou muinheira, entre outros.”.

Agora que Ponte...nas ondas! foi inscrita na UNESCO como modelo de boas práticas com o património cultural imaterial, os artistas da lusofonia queremos dar a conhecer também as nossas boas práticas e fazer uma emotiva homenagem a Ponte...nas ondas! que é já um modelo para o mundo. 

...



...

A PONTE a partir de Portugal, Galiza, Brasil e Moçambique

Participam no tema musical, Sérgio Tannus (guitarra, percussão), Ana Senlle (pandeireta), Chico César (voz), Celina da Piedade (acordeão e voz), Cheny Wa Gune (timbila e voz) e Uxía (voz). 

...


http://pontenasondas.org/


Sem comentários: