Com uma carreira discográfica iniciada em 2013, Luke Howard cedo destacou-se dos demais compositores da chamada Modern Classic pelo cruzamento perfeito das delicadas notas de piano, com a eletrónica mais ambiental e experimental, assim como (regressando ao classicismo) às orquestrações.
Os seus inúmeros discos editados a solo, em duo ou trio, cruzam várias barreiras estilísticas em termos de conteúdo musical, nomeadamente o jazz mais experimental do Luke Howard Trio, mas o compositor continua a ter um maior reconhecimento por parte do público e crítica devido aos seus discos editados no formato solo.
O último disco a solo chama-se All of Us e foi editado em 2022 depois de ter sido composto durante o lockdown que ocorreu em Melbourne, Austrália por altura da pandemia de COVID 19. Mas, a inspiração para este disco incomum, não foi apenas o isolamento forçado a que todos estivemos expostos. Durante este período, Luke Howard, inspirou-se também no livro de Albert Camus, "A Peste” (o livro narra a história de trabalhadores que descobrem a solidariedade durante uma peste que assola a cidade de Oran na Argélia).
Será este álbum All of Us o principal motivo da estreia em Portugal de Luke Howard mas, certamente, temas da restante discografia não devem ser ignorados pelo compositor.
Discografia
Editora Mercury KX
Interlinked - 2024 (banda sonora para bailado contemporâneo)
All of Us - 2022
The Sand That Ate the Sea - 2019
More Heart Stories - 2018
Open Heart Story - 2017
Eighty-Eight Days - 2016
Forgotten Postcards - 2016
Two Places - 2016
Ten Sails - 2015
Two & One - 2014
Sun, Cloud - 2013
Os bilhetes já estão disponíveis no site da Casa da Música:
Bilhetes: https://casadamusica.com/event/luke-howard/?selected_session=32563
Data: 1 de outubro 2025
Local: Sala 2 - Casa da Música (Porto)
...
Sem comentários:
Enviar um comentário