Trust Fund, o projeto musical do cantor e compositor Ellis Jones, regressa este ano com um quinto álbum, Has It Been A While?, gravado no início deste ano em Sheffield pelo produtor e amigo próximo Joe Mackenzie Todd, e lançado a 1 de novembro pela Tapete Records.
Os fãs das composições delicadas, engraçadas e relacionáveis de Jones saberão que sim, já faz algum tempo. O seu último álbum foi lançado há seis anos. O LP de 2018, Bringing the Backline - que recebeu elogios da Pitchfork, Rolling Stone, The Guardian e não só - coincidiu com Jones a dar um tempo aos Trust Fund, quando os membros da banda começaram as suas próprias famílias e ele se mudou para a Noruega (e depois para o Canadá ), para iniciar uma carreira académica. Como o próprio diz: “I turned thirty, I moved away, and I thought, ‘I guess I don’t do that anymore’”.
O seu regresso reflete a perceção de que os seus dias de fazer música continuam a estender-se diante dele e marca o desenvolvimento de um estilo maduro que oferece continuidade e mudança. Embora os álbuns anteriores dos Trust Fund tenham colocado em primeiro plano uma estética indie-rock confusa, em Has It Been A While? Jones reduz as suas canções à guitarra clássica e aos vocais, apoiados por cativantes arranjos de quarteto de cordas de Maria Grig. A destreza lírica dos Trust Fund mantém-se, e é aqui mostrada em faixas como The Mirror (um dueto com Celia MacDougall dos Radiant Heart), cujo vaidoso protagonista ficaria feliz por “usar o espelho como TV”.
Para Jones, o principal desafio do disco foi criar algo que fosse simultaneamente confortável e desafiante: “I think it’s an ambitious record – but it’s quietly ambitious. I wanted to make something
that explored a specific aesthetic, but that might still be diverse and engaging across thirty-five minutes.
Creating the string arrangements took me totally out of my comfort zone – I don’t read music – and I’m
very proud that I’ve produced something that was more or less what I had in mind. I have a lot more
time for good musicianship, when it’s applied well, and the idea of self-improvement.”
Os fãs de cantores e compositores dos anos setenta, e em particular dos dois primeiros álbuns de Nick Drake produzidos por Joe Boyd, encontrarão aqui muito para recomendar, enquanto o material inicial de Belle and Sebastian com influências folk é outra óbvia referência. Em todo o álbum, incluindo a própria faixa-título, são evocados o espírito e a simplicidade de “I Get Along Without You Very Well” de Chet Baker.
Has It Been A While? marca o culminar do regresso dos Trust Fund à atividade, após o lançamento discreto de cinco faixas individuais ao longo de 2022 e 2023 – incluindo ‘late nite skate’, que rapidamente se tornou uma das canções da banda mais tocadas em streaming. Este material foi recolhido no EP It Is What It Is de 2023, abrindo caminho para este álbum de doze novas músicas. Os Trust Fund também regressaram às atuações ao vivo, como um duo (Ellis Jones e Celia Macdougall), incluindo um concerto esgotado no George Tavern de Londres, bem como datas no Reino Unido e na Europa como suporte de Mitski em outubro de 2023. Vão andar em digressão pelo Reino Unido e Europa a apresentar Has It Been A While? no final de 2024 e em 2025.
Sem comentários:
Enviar um comentário