sábado, janeiro 13, 2024

Filme "Via Norte" de Paulo Carneiro

 

Via Norte, de Paulo Carneiro

chega hoje aos cinemas


2000 km de reflexões sobre a emigração e as dificuldades

de quem vive “fora de portas”


Com Via Norte, estreia também a curta Engine, de Miguel Ildefonso

Via Norte, um filme de Paulo Carneiro, com distribuição No Comboio – estreia hoje nas salas portuguesas. Passa por cidades como Lisboa, Loures, Almada, Porto, Gaia, Gondomar, Maia, São João da Madeira, Braga, Viana do Castelo, Coimbra, Leiria, Guarda, Covilhã, Portimão, Ponta Delgada e Funchal.


...


Com ante-estreia internacional num dos mais importantes festivais de cinema europeus - Visions du Réel -, Via Norte já estreou comercialmente na Argentina e no Uruguai. A ante-estreia nacional foi no IndieLisboa, onde recebeu uma Menção Especial do Prémio de Melhor Realização para Longa Metragem Portuguesa.


...


Via Norte relata a história de um cineasta que viajou 2000 km em direção a Norte onde se encontrou com alguns dos seus compatriotas que foram forçados a deixar o país. O que une as diversas histórias é o seu amor por carros. Nesses encontros, o veículo é um estímulo para discutir questões de identidade e comunidade, dissolvendo fronteiras entre sociedade e território. No frio da noite escura, procuram fugir à dureza do dia.






Sobre este filme, Paulo Carneiro refere que “estávamos na década de 1950, época da ditadura portuguesa, um período com condições de vida difíceis, o que levou a que uma grande percentagem da população tivesse acabado por procurar novos horizontes e emigrar para Norte, nomeadamente França, Suíça, Luxemburgo, Alemanha, entre outros. Este filme pretende mostrar a materialização da emigração no veículo: simbolismo de uma vida bem-sucedida. Com esta proposta centrada no objecto, pretendo explorar o real significado do veículo para além do que se imagina: o amor ao troféu. Procuro encontrar legitimidade neste objecto de adoração, brilho, provocação, representação de uma reivindicação ou aceitação. E, através deste, refletir sobre as dificuldades de viver 'fora deportas'”.






No mesmo dia, estreia na mesma sessão de Via Norte, Engine, de Miguel Ildefonso (2010), uma curta-metragem que nos mostra a relação entre Homem e Natureza. Homem e Máquina. Duas realidades que se cruzam fazendo emergir algo novo. Um filme onde uma voz do futuro anuncia um novo mundo e que lembra que "nos dias de hoje, não nos podemos desligar do nosso mundo. Mas a poesia é sempre olhar para o inevitável".


...


Facebook


Sem comentários: