Piccolo Corpo será a primeira estreia do ano da Risi Film: a 22 de Fevereiro, a primeira longa-metragem de Laura Samani chegará aos cinemas portugueses.
Piccolo Corpo conta já com um percurso solidificado entre os mais sonantes festivais internacionais de cinema, tendo marcado presença em Cannes, Toronto, Londres, Annecy, Sydney, Stockholm, Torino, entre outros. Por cá, foi o grande destaque da 14ª edição da Festa do Cinema Italiano, tendo arrecadado o Prémio de Melhor Filme.
Uma obra amplamente apreciada pela crítica internacional, Piccolo Corpo explora a linha ténue que divide a vida da morte, a realidade da magia, as possibilidades da realidade.
...
Uma jovem mulher de luto deixa a sua aldeia à beira-mar para tentar libertar a alma do seu bebé nado-morto, partindo numa perigosa viagem até um remoto santuário na montanha onde mantém a fé num milagre.
Numa pequena ilha no nordeste de Itália, no inverno do início de 1900, o bebé da jovem Agata nasce morto. Segundo a tradição católica, um bebé que não tenha dado o primeiro suspiro não pode ser baptizado, e a sua alma é condenada ao Limbo sem nome e sem paz. Mas Agata ouviu falar de um sítio nas montanhas do norte, onde as crianças podem ser ressuscitadas, apenas para aquele fôlego necessário para as baptizar. Assim, Agata deixa a ilha em segredo e empreende uma perigosa viagem com nada mais do que esperança para a guiar e o corpo da filha escondido numa caixa. Não conhece o caminho e nunca havia visto neve na sua vida. Conhece Lynx, um rapaz selvagem e solitário que conhece o território e se oferece para a ajudar, em troca do misterioso conteúdo da caixa. Apesar da desconfiança mútua, partem numa aventura durante a qual a sua coragem e amizade permitirão a ambos aproximarem-se de um milagre que parece impossível.
Festival de Cannes 2021 - Semana da Crítica
TIFF Toronto International Film Festival 2021 - Selecção Oficial
BFI London Film Festival 2021 - Selecção Oficial
Busan International Film Festival 2021
European Film Awards 2022 - Prémio FIPRESCI
14ª Festa do Cinema Italiano, Portugal - Prémio do Júri
«Ambicioso e bem-sucedido… Este drama centrado nas mulheres tem a sensação de uma demanda mítica.» Tom Dawson, Total Film ★★★★
«Viajar nesta odisseia com Agata evoca verdades tão profundas que é impossível não nos identificarmos com ela. E a forma como Samani desenrola a narrativa, como um conto de fadas mágico-realista, torna a conclusão sombriamente comovente.» Rich Cline, Shadows On The Wall ★★★★
The Guardian ★★★★★
Críticos do FIPRESCI ★★★★
Cahiers du Cinéma ★★★★
Femme Actuelle ★★★★
Les Inrockuptibles ★★★★
Libération ★★★★
Télérama ★★★★
...
Biografia da realizadora
Laura Samani nasceu em 1989 em Trieste. Depois de se licenciar em Filosofia e Literatura na Universidade de Pisa, estudou realização no Centro Sperimentale di Cinematografia (Roma).
A sua curta-metragem de fim de curso, La santa che dorme (2016), que partilha a mesma dupla de argumentistas de Piccolo corpo, estreou na Cinéfondation do Festival de Cannes, tendo figurado em outros três festivais internacionais. Desde então, tem vindo a ganhar reconhecimento internacional e vários prémios em diversos festivais internacionais.
Em 2018 trabalhou para a Associação Maremetraggio, conduzindo o workshop de vídeo participativo Città Visibile, financiado por Siae Bando SIllumina - Periferie Urbane in Valmaura, Trieste. Trata-se do primeiro laboratório deste género realizado em Trieste, que envolveu adolescentes que vivem em situação de marginalidade social com o objetivo de realizar um documentário auto-narrativo.
Piccolo corpo, um conto de fadas cru, é a sua primeira longa-metragem.
Este ano está a preparar L’estate è finita - appunti su furio, uma curta-metragem de cerca de 15 minutos sobre uma viagem na
memória de uma mulher que acabou de terminar a relação com o seu namorado Furio.
...
Sem comentários:
Enviar um comentário