quarta-feira, novembro 22, 2023

TEC Comunicado: Morreu o encenador Carlos Avilez

 

É com imenso pesar que o Teatro Experimental de Cascais anuncia a morte do encenador Carlos Avilez, vítima de doença cardíaca.

Como uma carreira longínqua no Teatro, iniciou-se como ator, em 1956, na Companhia Amélia Rey Colaço - Robles Monteiro. Durante as primeiras décadas no mundo do Teatro para além de ator, escreveu, dirigiu e encenou inúmeras peças.
Foi diretor do Teatro Nacional S. João, do Teatro Nacional D. Maria II e ainda Presidente do Instituto de Artes Cénicas.

Depois de ter feito parte do Teatro Experimental do Porto, decide fundar o Teatro Experimental de Cascais, que a 13 de novembro completou 58 anos de existência.
Fundou também a Escola Profissional de Teatro de Cascais, onde descobriu, ao longo da carreira, inúmeros talentos para a representação.

Carlos Avilez foi também agraciado com a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique, com as Medalhas de Honra e Mérito Municipal da Câmara Municipal de Cascais, de Mérito Cultural da Secretaria de Estado da Cultura e da Associação 25 de Abril e a Medalha de Mérito Cultural da Vila de Óbidos.

...



 

Sem comentários: