Como todos os anos no Verão, a pequena Salomé regressa à aldeia natal da sua família, nas montanhas de Trás-os-Montes, para passar as férias. É um tempo de festa e de descontração, mas de repente a sua adorada avó, morre. Enquanto os adultos se disputam por causa do funeral, Salomé é assombrada pelo espírito daquela que na aldeia era vista como uma bruxa, a sua avó.
Explorando uma abordagem onírica, o filme de Cristèle Alves Meira tece um equilíbrio entre o mundo tangível e a magia implícita, explorando simbolismos e atmosferas sobrenaturais de forma singular, enquanto evoca a memória profunda das suas raízes em Trás-os-Montes.
Rodado em Trás-os-Montes, no concelho de Vimioso, o filme vai buscar inspiração às memória de infância da realizadora: “Como todos as anos, a pequena Salomé regressa à aldeia natal da sua família, nas montanhas de Trás-os-Montes, para passar as férias de Verão. É um tempo de festa e de descontração, mas subitamente a sua adorada avó, morre. Enquanto os adultos se disputam por causa do funeral, Salomé é assombrada pelo espírito da sua avó que na aldeia era vista como uma bruxa…” O filme, que conta com as interpretações de Lua Michel, Ana Padrão, Ester Catalão, entre outros, é também um retrato da emigração portuguesa, das famílias que se separam, e das complexas diferenças sociais e económicas que daí nascem.
...
ALMA VIVA |
Sem comentários:
Enviar um comentário