Modernizar o passado é imaginar o futuro. O reencontro de uma geração de criadores com a sua herança cultural tem promovido uma nova relação com o passado de práticas, objectos e tradições - a identidade cultural de um povo. A memória é um organismo vivo e nas diferentes representações artísticas tem-se assistido a uma revisão do conceito de modernidade, a partir não de referências internacionais, mas antes de símbolos locais de um país em processo de revisão do seu património histórico, do folclore, ao artesanato, ou aos contos de bolso dos nossos avós. No dia 25 de março, às 19h00, a World Academy dedica uma conferência às diferentes expressões da Portugalidade, e à forma como essa visão conceptual tem servido de precedente a personalidades fascinantes da vida cultural. São convidados o músico Pedro Mafama, o ilustrador Nuno Saraiva, o argumentista Mário Cunha e o designer Bruno Pereira. A moderação fica a cargo do coordenador da World Academy e jornalista Davide Pinheiro. A conferência é transmitida através do YouTube da World Academy.
...
Oradores: Bruno Pereira Bruno Pereira é fundador e Diretor Criativo da Labdesign, agência de design fundada em 2000 com sede em Marvila e director da Agência de Conteúdos Edit.Set.Go. É director artístico, curador e fundador do Departamento, que engloba projectos como o Poster Mostra em Marvila, Manifesto em Arraiolos e Bold Creative Festival IADE/EDP. É CEO e director criativo da marca de roupa Lobo Apparel e Patife Caps, e Director Criativo da marca Casa Tigre.
Mário Cunha Argumentista, escreveu para séries como Glória, Conta-me Como Foi e Terapia. Foi co-autor e coordenador de argumento da série Cidade Despida, vencedora do International Film and Tv Festival, em Moscovo, na categoria de Best Detective Television Series; em 2011 recebeu um Emmy na categoria de Melhor Telenovela, enquanto co-autor de Laços de Sangue; em 2016 adaptou para Portugal a série Terapia, a qual venceu o prémio Melhor Programa de Ficção da Sociedade Portuguesa de Autores no ano seguinte. É formador na World Academy.
Nuno Saraiva Lisboeta das sete colinas, perdão costados, já trabalhou como ilustrador para quase toda a imprensa nacional. Tem Lisboa no traço e foi autor da imagem das festas da cidade entre 2014 e 2017. Tem ainda seis pinturas murais espalhadas por Lisboa. Venceu o prémio do Festival de Banda Desenhada da Amadora com o livro Tudo Isto É Fado! Com Júlio Pinto criou as séries em BD Filosofia de Ponta, Arnaldo o Pós Cataléptico e a A Guarda Abília.
Pedro Mafama Pedro Mafama estreou-se no ano passado com o reconhecido e debatido Por Este Rio Abaixo. A narrativa inverte a viagem de Fausto em Por Este Rio Acima, simbolizando a revisão da narrativa colonial. Renovador assumido da tradição, recorre a símbolos musicais e visuais do folclore para criar uma linguagem que deve tanto ao lamento fadista como às formas modernas do hip-hop, questionando pelo caminho os comportamentos associados à masculinidade.
...
Moderador:
A vida de Davide Pinheiro gravita à volta da música. Na escrita, enquanto autor da página Mesa de Mistura, como programador e como DJ, entre clubes lisboetas e festivais, pisa diferentes terrenos sem mudar de pele. Assume também um papel na formação como formador e coordenador na WA. A marca autoral é transversal e passa pelo gosto pelo acontecimento, cruzado com conhecimento histórico.
...
Instagram
|
Sem comentários:
Enviar um comentário