sábado, outubro 22, 2022

Orfelia - Disco "Tudo o que move" + ao vivo


 ORFÉLIA – O PROJETO MUSICAL LUSO-BRASILEIRO APRESENTA O ÁLBUM DE ESTREIA “TUDO O QUE MOVE”

Concerto de Apresentação | 2 Novembro, 21h - B.LEZA, Lisboa

 

Orfélia é o projecto de Antera e Filipe Mattos, que criaram o seu universo musical a partir das suas origens, Portugal e Brasil. Na intimidade lusófona da sua música, Orfélia mistura ritmos tradicionais com o mistério envolvente do psicadelismo. Filha do tropicalismo, expõe e celebra a música multicultural entre dois povos irmãos. 


Antera estudou piano clássico e canto e formou-se em Artes Performativas; Filipe estudou guitarra em Conservatórios de música e é natural de Florianópolis, uma cidade no sul do Brasil com uma forte influência portuguesa. Conheceram-se num palco em Berlim e a partir desse encontro nasceu “Orfélia”.

As suas influências musicais vão desde Chico Buarque, Jacques Brel, The Beatles, até Amália Rodrigues, Caetano Veloso, entre outros mestres intemporais.

 

Em 2019 o duo lançou o EP “Retratos Temporais” e singles que receberam destaque diversos em Meios de comunicação. Em especial o single “Lagos”, um dos temas vencedores do concurso Inéditos Vodafone, promovido pela Vodafone e Sony Music Portugal em 2020.

 

No dia 21 de Outubro é lançado o primeiro álbum de Orfélia, que foi realizado com o apoio da Câmara Municipal de Lagos: “Tudo o Que Move”.

O título é inspirado na alma da música de Gilberto Gil “Aqui e Agora”, que marca um momento da vida dos artistas de muita transformação, revelador da força do espírito.

 

O álbum explora entre mundos, conflitos, emoções, onde tudo o que move, se transforma. Onde o amor na presença atenta, “acorda o olhar”. É fado e samba, Brasil e Portugal, uma dança entre o leve e o pesado, entre a matéria e o celestial.  

Na mistura de ritmos tradicionais, sotaques, sons electrónicos e acústicos gera-se uma cadência Orfeliana, uma onda “progressiva” que vem de dentro da casa até ao Sol. 


No dia 2 de Novembro o álbum “Tudo o que Move” é apresentado ao vivo no B.Leza, às 21h em Lisboa.

... 


https://orfeliacanta.com/

Sem comentários: